Práticas da diversidade cultural na mediação entre o singular e o comum pela Trilha da Vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15066

Palavras-chave:

Memória, Alteridade, Identidade, Arte-Educação-Ambiental, Educação Patrimonial

Resumo

O artigo analisa a abordagem metodológica de formação em arte-Educação Ambiental Trilha da Vida como prática da diversidade cultural. Fundamenta-se nos conceitos de identidade, alteridade, pertencimento, diversidade, imaginação e memória. A análise dos dados deu-se sobre os relatos do grupo focal de jovens observadores internacionais que vivenciaram a Trilha da Vida na I Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, ocorrida em Brasília (DF), Brasil, em 2003. Puderam-se categorizar sete encontros de alteridades “consigo mesmo – com o outro – com o lugar”. Indica-se o potencial da Trilha da Vida como prática da diversidade cultural na mediação entre singular-comum, individual-universal e individual-coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Matarezi, Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Itajaí/SC

Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e Coordenador do Laboratório de Educação Ambiental (LEA). 

Possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1991), com habilitações em Oc. Biológica e Oc. Geológica. Tem Especialização em Educação e Análise Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 1996). Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE - 2017). Doutorando em Patrimônio Cultural e Sociedade na Univille (2019-2022). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), onde coordena o Laboratório de Educação Ambiental (LEA) da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia (EMCT). Foi colaborador da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR - 2000/2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental Comunitária e Unidades de Conservação, Arte-Educação-Ambiental (AEA) e Educação Patrimonial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, percepção ambiental, gestão participativa, conservação e desenvolvimento local, metodologias e processos de formação em Educação Ambiental, etnoconhecimento, educação estética e movimentos sociais, patrimônio cultural, identidade e memória. Integra o conselho consultivo do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA).

Mariluci Neis Carelli, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Professora titular da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade - PPGPCS, na Linha de Pesquisa Patrimônio, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (desde 2007). Atua na graduação como docente de Sociologia e Gestão Ambiental (desde 1989). É doutora em Engenharia da Produção (2004), mestre em Sociologia (1992) e bacharel em Serviço Social (1985), todos pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/Brasil. No contexto da gestão universitária, na UNIVILLE foi coordenadora de Extensão (1990-1993) e de Pesquisa (1993-1997), Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (1997-2001) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade (2017-2020). Atualmente coordena o grupo de pesquisa Cultura e Sustentabilidade, tem publicado temas sobre patrimônio ambiental, paisagem cultural, patrimônio industrial e sustentabilidade na contemporaneidade. Tem experiência acadêmica e publicações que abrangem pesquisas sobre o patrimônio ambiental e a paisagem cultural. Entre suas publicações se destacam artigos e capítulos de livros e coletâneas sobre paisagem e natureza como patrimônio cultural. Coordena o projeto de pesquisa que se denomina "A Paisagem Cultural: Viver o Patrimônio".

Nadja de Carvalho Lamas, Universidade Regional de Joinville - Univille

Possui doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), doutorado sanduiche pela Université Paris 1- Panthéon Sorbonne, mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), especialização em arte na educação, pela FAP (1992), e graduação em Administração pela Fundação Educacional da Região de Joinville (1981). Professora titular da Universidade da Região de Joinville, nos cursos de Artes Visuais, Publicidade e Propaganda. Professora no Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade, da Univille, nas disciplinas Estética, Cultura Verbal e Cultura Visual, e Pensamento Contemporâneo. Pesquisadora na área de Artes, com ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, arte/ cultura e ensino da arte. Estágio pós-doutoral em Ciências da Linguagem, na Unisul, Campus de Palhoça (em andamento).

Referências

AUGÉ, Marc. O antropólogo e o mundo global. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

AURÉLIO, Diogo Pires. Introdução. In: ESPINOSA, B. Tratado Político. Tradução Diogo Pires Aurélio; revisão Homero Santiago. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2009.

BENITES, Maria; FICHTNER, Bernd. Aprender como utopia política do cidadão-problemas e possibilidades de uma radicalização da ética. In: Fórum Mundial de Educação de São Paulo, 2004. Palestra... 2004. Disponível em: <https://www.bildung.uni-siegen.de/mitarbeiter/fichtner/dokumente/portugiesisch/aprender_como_utopia_politica_do_cidadao.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2023.

BOFF, Leonardo. O cuidado necessário. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Comunidades aprendentes. In: FERRARO-JÚNIOR, Luiz Antônio (org.). Encontros e caminhos: formação de educadoras (ES) ambientais e coletivos educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental, 2005. v. 1. p. 85-91.

BRASIL. Relatório Final da I Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Brasília: Ministério do Meio Ambiente; Ministério da Educação, 2003.

BRÜGGER, Paula. O vôo da águia: reflexões sobre método, interdisciplinaridade e meio ambiente. Educar em Revista, Curitiba, n. 26, p. 75-91, 2006.

BUBER, Martin. Do diálogo e do dialógico (1982). In: ÓRGÃO GESTOR DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Programa de educomunicação socioambiental. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005. p. 9. (Série Documentos Técnicos, v. 2.)

BUBER, Martin. Eu e tu. Tradução: N. Aquiles von Zuben. 2. ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

CAMPOS, Marcio D’Olne. “Fazer o tempo” e “o fazer do tempo”: ritmos em concorrência entre o ser humano e a natureza. Ciência & Ambiente, v. 8, p. 7-33, 1994.

CANDAU, Joël. Bases antropológicas e expressões mundanas da busca patrimonial: memória, tradição e identidade. Revista Memória em Rede, v. 1, n. 1, 2009.

CANDAU, Joël. Memória e identidade: do indivíduo às retóricas holistas. In: CANDAU, Joël. Memória e identidade. Tradução: Maria Leticia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2019. p. 21-57.

CARVALHO, Carla. Entrevista com João Francisco Duarte Júnior. Revista Contrapontos, v. 12, n. 3, p. 362-367, 2012.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; GRÜN, Mauro; TRAJBER, Rachel. Pensar o ambiente: bases filosóficas para a Educação Ambiental. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2008.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; STEIL, Carlos Alberto. A sacralização da natureza e a “naturalização” do sagrado: aportes teóricos para a compreensão dos entrecruzamentos entre saúde, ecologia e espiritualidade. Ambiente & Sociedade, Campinas, v. 11, n. 2, p. 289-305, jul.-dez. 2008.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; STEIL, Carlos Alberto. O habitus ecológico e a educação da percepção: fundamentos antropológicos para a Educação Ambiental. Educação & Realidade, v. 34, n. 3, p. 81-94, 2009.

CARVALHO, Isabel Cristina de M.; STEIL, Carlos Alberto. Percepção e ambiente: aportes para uma epistemologia ecológica. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, p. 59-79, 2013.

CHUVA, Márcia. Por uma história da noção de patrimônio cultural no Brasil. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, v. 34, p. 147-165, 2012.

DENZIN, Norman Kent. Investigação qualitativa crítica. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 13, n. 1, 2017.

DUARTE JR., João-Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar, 2001.

ESCÓSSIA, Liliana da; KASTRUP, Virgínia. O conceito de coletivo como superação da dicotomia indivíduo-sociedade. Psicologia em Estudo, v. 10, p. 295-304, 2005.

ESPINOSA, Baruch. Tratado político. Tradução de Diogo Pires Aurélio. São Paulo: M. Fontes, 2009.

FAVARETTO, Celso Fernando. A invenção de Hélio Oiticica. São Paulo: Edusp/Fapesp, 2000.

FICHTNER, Bernd. Introdução na abordagem histórico-cultural de Vygotsky e seus colaboradores. Porto Alegre, 2009.

FICHTNER, Bernd. Práticas culturais para uma perspectiva intercultural: antinomias da “diversidade cultural” – problemas e perspectivas. In: Semana de Educação, 2008, São Paulo. Conferência Identidade e Diversidade. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2008.

FREIRE, Paulo. A pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

FUGANTI, Luiz. Utopias e a produção do comum. Tempo Psicanalítico, v. 54, n. 2, p. 553-570, 2022.

GAUTHIER, Jacques Zanidê. Lutando contra obstáculos no caminho da educação intercultural e vivenciando devires inesperados. Revista Grifos, Chapecó, p. 205-216, 2004.

GRÜN, Mauro. A outridade da natureza na Educação Ambiental. In: Reunião Anual aa Associação Nacional ae Pós-Graduação em Educação, 2003. Anais... 2003.

GRÜN, Mauro. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 2005.

GUIMARÃES, Mauro. Caminhos da Educação Ambiental. Campinas: Papirus, 2006.

HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Empire. Harvard University Press, 2001.

HUNDERTWASSER, Friedensreich. Mouldiness: manifest against rationalism. 1964. Disponível em: <http://www.hundertwasser.at/english/texts/philosophie.php>. Acesso em: 2 abr. 2023.

INGOLD, Tim. Trazendo as coisas de volta à vida: emaranhados criativos num mundo de materiais. Horizontes Antropológicos, v. 18, n. 37, p. 25-44, 2012.

MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Petrópolis: Vozes, 1998.

MATAREZI, José. Despertando os sentidos da Educação Ambiental. Educar, Curitiba, n. 27, p. 181-199, 2006.

MATAREZI, José. Estruturas e espaços educadores. In: FERRARO JR., Luiz Antonio (org.). Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental, 2005. p. 161-173.

MATAREZI, José. “Trilha da Vida” – Labirintos que se entretecem nos campos da Educação Ambiental e patrimonial. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) – Universidade da Região de Joinville, Joinville, 2017. Disponível em: <https://www.univille.edu.br/account/mpcs/VirtualDisk.html/downloadDirect/1220291/Jose_Matarezi.pdf>. Acesso em: 3 abr. 2023.

MATAREZI, José; KOEHNTOPP, Paulo Ivo. Conhecimento sensível e inteligível na abordagem metodológica Trilha da Vida. Revista Confluências Culturais, v. 6, n. 1, p. 69-81, 2017.

MATAREZI, José; KOEHNTOPP, Paulo Ivo; LAMAS, Nadja de Carvalho. Convergências e similaridades entre os campos da Educação Ambiental, educação estética e educação patrimonial. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v. 8, n. 3, p. 211-227, 2017.

OITICICA, Hélio. Conglomerado Newyorkaises. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2013.

OITICICA, Hélio. O aparecimento do supra-sensorial na arte brasileira. Arte em Revista, n. 7, 1968.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Estudos Avançados, v. 2, n. 2, p. 46-71, 1988.

STEIL, Carlos Alberto; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Cultura, percepção e ambiente: diálogos com Tim Ingold. São Paulo: Terceiro Nome, 2019.

STEIL, Carlos Alberto; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Epistemologias ecológicas: delimitando um conceito. Mana, v. 20, n. 1, p. 163-183, 2014.

VIEIRA, Paulo F.; RIBEIRO, Maurício A. (org.). Ecologia humana, ética e educação: a mensagem de Pierre Dansereau. Porto Alegre: Pallotti; Florianópolis: APED, 1999.

UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). Convention Concerning the Protection of the World Cultural and Natural Heritage. Santa Fé: World Heritage Committee, Unesco. 1992. Disponível em: <https://whc.unesco.org/archive/convention-en.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2023.

UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). The Operational Guidelines for the Implementation of the World Heritage Convention. UNESCO World Heritage Centre, 2019. Disponível em: <http://whc.unesco.org/en/guidelines>. Acesso em: 21 mar. 2023.

WULF, Christoph. Homo pictor: imaginação, ritual e aprendizado mimético no mundo globalizado. São Paulo: Hedra, 2013.

Downloads

Publicado

01-12-2023

Como Citar

Matarezi, J., Carelli, M. N., & Lamas, N. de C. (2023). Práticas da diversidade cultural na mediação entre o singular e o comum pela Trilha da Vida. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(7), 227–247. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15066

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-05-10
Aceito: 2023-09-26
Publicado: 2023-12-01