Inclusion and practice of Environmental Education: construction of Political Pedagogical Projects in state schools in Juazeiro (BA, Brazil)

Authors

  • Neemias da Silva Souza Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Ricardo José Rocha Amorim Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Dinani Gomes Amorim Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15022

Keywords:

Environmental Education, Interdisciplinarity, Sustainability

Abstract

The increase in environmental crises, with the inadequate exploitation of natural resources, contamination, pollution and environmental degradation, has attracted the attention of different social actors. As education is considered one of the main means of building knowledge and training citizens, schools play a fundamental role in promoting more responsible attitudes and actions by students in relation to nature preservation issues. This research aims to analyze how the Pedagogical Political Projects of public schools in the city of Juazeiro-BA address environmental issues. With a qualitative method and documentary character, the research focuses on current legislation and school experience.

Author Biographies

  • Ricardo José Rocha Amorim, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

    Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), com mestrado em Engenharia de Produção, linha Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Electrónica y Computación pela Universidad de Santiago de Compostela (2007) - revalidado como Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (registrado, processo nº 009949/2009-SRD). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia e professor titular da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Atua na área de Ciência da Computação com ênfase em Inteligência Artificial, Representação de Conhecimento e Engenharia de Software. Também, atua na área de Informática na Educação, com ênfase em Ontologia Educacional, Padrões de Metadados Educacionais, Objetos de Aprendizagem, Learning Design e Analíticos de Aprendizagem. Orienta trabalhos de mestrado, especialização, iniciação científica e de conclusão de curso na área de Computação e Informática na Educação. Participa de corpo editorial e como revisor de periódicos e conferências internacionais.

  • Dinani Gomes Amorim, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

    Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (1988), Especialização em Ciência da Computaçao. pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Electrónica y Computación pela Universidad de Santiago de Compostela (2007) - reconhecido como Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP) (registrado, processo n 2009.1.19269.1.3) e Pós-doutorado em Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)(2013), Atualmente é professora adjunto da Universidade do Estado da Bahia e professora Titular da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Professora do Corpo permanente do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (UNEB/DCH) e do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (UNEB/DTCS) .Tem experiência na área de Inteligência Artificial com ênfase em Redes Neurais Artificiais, representação de conhecimento e web Semântica na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizado de Máquina, Reconhecimento de Padrões, Padrões de Metadados Educacionais, Learning Objects e IMS Learning Design. Participa de corpo editorial e revisora de periódicos internacionais/nacionais e de conferências da área. Avaliadora do Ministério da Educação e Cultura (MEC) desde 2008.

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Published

2023-12-01

Issue

Section

Artigos

How to Cite

SOUZA, Neemias da Silva; AMORIM, Ricardo José Rocha; AMORIM, Dinani Gomes. Inclusion and practice of Environmental Education: construction of Political Pedagogical Projects in state schools in Juazeiro (BA, Brazil). Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 18, n. 7, p. 195–210, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.15022. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/15022. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2023-04-20
Accepted 2023-10-29
Published 2023-12-01