Preliminary discussion on Environmental Education at Santa Teresa school, Chiador (MG)

Authors

  • Marcos Vinicius Dimas Lemos PPGEO/UFJF

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14114

Keywords:

Chiador MG, Environmental Education, Interdisciplinarity, Environment, Social change

Abstract

The present study addresses Environmental Education (EE) in the Brazilian and educational context, with a focus on Municipal School Santa Teresa, located in the municipality of Chiador (MG, Brazil). EE has the potential to transform habits and even positively influence the planetary situation, contributing to enhance the quality of life for those who inhabit it. The purpose of this work is to document the implemented EE project at the school and analyze its contribution to the formation of an environmentally conscious generation, focusing on the role of citizens in environmental awareness. Regarding the employed methodology, a theoretical foundation was conducted to support the field research. As an initial discussion, the mentioned school exemplifies the viability of approaching environmental issues in various ways, actively involving the students.

References

ADAMS, Berenice Gehlen. O que é Educação Ambiental. Projeto APOEMA. São Paulo, 2015.

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. MEC. SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde. 3ª ed. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei Federal nº. 9.394/96, de 20.12.1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em 19 de junho de 2022.

BRASILEIROS, Municípios. Enciclopédia dos Municípios. Cidade de Chiador - Minas Gerais – Volume XXIV ano 1958.

BARRADO, Gilciney. A educação o que é? A Tribuna Mato Grosso Digital. 2014. Disponível em: <http://www.atribunamt.com.br/2014/06/a-educacao-o-que-e/>. Acesso em: 07 de maio de 2022.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. O ambiental como valor substantivo: uma reflexão sobre a identidade da Educação Ambiental. In: SAUVÉ, Lucie; ORELLANA, Isabel; SATO, Michèle. Textos escolhidos em Educação Ambiental: de uma América à outra. Montreal: Publications ERE-UQAM, t. 1. P. 85-90. 2002.

CHAN, Iana. Qual é a importância da Educação? Educar para Crescer. Editora Abril. 2014. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/importancia-educacao-763510.shtml>. Acesso em 15 de maio de 2022.

CIDADES, do Brasil. Cidades e Municípios Brasileiros. Disponível em: <http://www.cidade-brasil.com.br/>. Acesso em 19 de maio de 2022.

DALF, Richard. Administração: a ética da sustentabilidade e o meio ambiente. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

DUVOISIN, Ivane Almeida; RUSCHEINSKY, Aloísio. Visão sistêmica e Educação Ambiental: conflitos entre o velho e o novo paradigma. In: RUSCHEINSKY, Aloísio (Org.) Educação Ambiental: abordagens múltiplas. – 2. ed., rev. e ampl. – Porto Alegre: Penso, 2012.

FONSECA, Carlos. O papel do professor: repensando a prática pedagógica rumo à educação de qualidade. Brasil Escola. 2011. Disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br>. Acesso em 12 de junho de 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GARCIA, Valéria Aroeira. O papel do social e da educação não formal nas discussões e ações educacionais. UNICAMP, 2013.

GRIPPI, Sidney. Atuação responsável & desenvolvimento sustentável: os grandes desafios do Século XXI. Rio de Janeiro: Interciência, 2005.

HENDGES, Antônio Silvio. Por que os municípios devem investir em Educação Ambiental? Revista Em Evidência – Porto Alegre/RS, n. 32, p. 48, agosto/2013.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Dados gerais do município de Chiador-MG. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/>. Acesso em 17 de agosto de 2023.

JACOBI, Pedro Roberto. Educar na sociedade de risco: o desafio de construir alternativas. Pesquisa em Educação Ambiental, v.2, n.2, p. 49-65, 2007.

LAYRARGUES, P. P. (Org.). Identidades da Educação Ambiental brasileira. Brasília: MMA/IBAMA, 2004.

LEGAL, ambiente. Educação Ambiental no Brasil. Disponível em: <http://www.ambientelegal.com.br/educacao-ambiental-no-brasil/>. Acesso em 18 de maio de 2022.

LIMA, Kátia Ketmen. Educação Ambiental na escola: uma abordagem sobre as práticas metodológicas do professor no ensino fundamental. Disponível em: <http://www.portalconscienciapolitica.com.br/products/reflex%C3%B5es-sobre-a-educa%-ambiental-como-tema-transversal-na-escola%3A-os-par%C3%A2metros-curriculares-(pcns)/>. Acesso em: 17 de maio de 2022.

LOPES, Alexandre Ferreira; FERREIRA, Déia Maria; SANTOS, Laísa Maria Ferreira dos. Educação Ambiental. V.1, 2 e 3. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2013.

MANO, Eloisa Biasotto; PACHECO, Élen B. A. V.; BONELLI, Cláudia M. C. Meio Ambiente, Poluição e Reciclagem. 2. Ed. São Paulo: Clucher, 2010.

MENEGAZZO, Renato Fernando. Percepção ambiental por meio da fotografia: ferramenta de Educação Ambiental para além dos muros da escola. Revista Brasileira de Educação Ambiental. São Paulo, V. 13, N.4: 298-312, 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis/RJ: Vozes, 1994.

MMA, Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução Nº 306, Julho de 2002. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res02/res30602.html>. Acesso em 20 de junho de 2022.

MMA, Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/>. Acesso em: 15 de maio de 2022.

NARCIZO, Kaliane Roberta dos Santos. Uma análise sobre a importância de trabalhar Educação Ambiental na escola. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 22, jan./jul. 2009.

OECO. O que é o IBAMA. Disponível em: <http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/27857-o-que-e-o-ibama/>. Acesso em 19 de maio de 2022.

PMC, Prefeitura Municipal de Chiador. Disponível em: <http://www.chiador.mg.gov.br/>. Acesso em 19 de junho de 2022.

RUSCHEINSKY, Aloísio. Educação Ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SATO, Michèle. Educação para o ambiente amazônico. 1997. 245f. Tese (Doutorado em Ciências) - Programa de Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais, Universidade de São Carlos, São Carlos, 1997.

SUSTENTAVEL, Brasil. Meio Ambiente - Economia e meio ambiente no Brasil. Disponível em: <http://www.brasilsustentavel.org.br/meio-ambiente>. Acesso em: 06 de junho de 2022.

TAKADA, Mário Yudi. Educação Ambiental: Transformação Filosófica, Social e Cultura. Toledo - FIAETPP-SP, Encontro de Iniciação Científica, 2013.

VARELA, J. Categorias espaço temporais e socialização escolar: do individualismo ao narcisismo. In: COSTA, M. V. (Org.) Escola básica na virada do século: cultura, política e currículo. Porto Alegre: FACED/UFRGS Editora, 1995.

VELLOSO, Christiane Santos. Educação Ambiental na Rede Pública do Município do Rio de Janeiro: concepções, problemas e desafios. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2006.

VERDE, Pensamento. O Homem e a Destruição do Meio Ambiente. 2013. Disponível em: <http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/o-homem-e-a-destruicao-do-meio-ambiente/>. Acesso em: 20 de junho de 2022.

YOBA, Carlos Pedro Cláver; CHOCOLATE, Francisco António Macongo. A educação social e a contribuição das famílias em Angola. Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2010.

Published

2023-10-01

Issue

Section

Artigos

How to Cite

LEMOS, Marcos Vinicius Dimas. Preliminary discussion on Environmental Education at Santa Teresa school, Chiador (MG). Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 18, n. 6, p. 52–70, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.14114. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14114. Acesso em: 6 dec. 2025.
Received 2022-07-23
Accepted 2023-08-17
Published 2023-10-01