portugués Environmental perception of elementary school students using the theme of atmospheric pollution

Authors

  • Yekelin Rosa Chambi Chura Universidade Federal de Ciência de Saúde de Porto Alegre
  • Roseana Boek Carvalho Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Bruna Marmett Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Sérgio Luis Amantéa Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Cláudia Ramos Rhoden Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.14036

Keywords:

Perception, Elementary School, Atmospheric Pollution

Abstract

This article addresses the environmental perception that Brazilian students from 6th to 9th grade of elementary school at three private Institutions in Porto Alegre have about air pollution. It is a cross-sectional study, using quantitative and descriptive measures. The questions were applied in an electronic questionnaire and later were statistically analysed. The results show positive relation between ambiental perception in school children with environmental pollution and health problems.

Author Biographies

  • Roseana Boek Carvalho, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela PUCRS (2008) e Biomedicina pela ULBRA (2011). Especialista em Toxicologia e Farmacologia pela PUCRS (2013) e Especialista em Gestão de Risco e Segurança Hospitalar pela UNISINOS (2015). Mestre em Ciências da Saúde pela UFCSPA com ênfase em Farmacologia e Toxicologia. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde (UFCSPA).

  • Bruna Marmett, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

    Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2014) e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2017). Atualmente é bolsista de doutorado da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (previsão de término: maio/2022) e membro do Laboratório de Poluição Atmosférica. Tem experiência em pesquisas experimentais e clínicas nas áreas de poluição atmosférica, monitoramento ambiental, exercício físico, nutrição, suplementação dietética, saúde cardiovascular, além de análises de estresse oxidativo, inflamação, imunoensaios, genotoxicidade e dano em DNA.

  • Sérgio Luis Amantéa, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

    Possui graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1985), mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Foi chefe de serviço de Emergência Pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio no período de 1999 até 2017, Atualmente ainda executa a coordenação de ensino e assistência dentro da mesma Unidade. É professor adjunto do Departamento de Pediatria da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), atividade que desempenha desde 1998 e da Escola de Medicina da PUCRS (Professor Adjunto de Pediatria) desde agosto de 2020. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Pediatria da UFCSPA (Mestrado e Doutorado). Foi Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital Moinhos de Vento por mais de dez anos e Coordenador Adjunto do CEP do Hospital da Criança Santo Antônio - Irmandade Santa Casa De Misericórdia de Porto Alegre. Atualmente é Coordenador Técnico do Projeto Qualificação dos CEPs, vinculado a CONEP e HMV. É sócio fundador da SLEPE (Sociedade Latino Americana de Emergência Pediátrica). É coordenador do Comitê de Urgências e Emergências da Sociedade Brasileira de Pediatria e atual Presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS). No campo da pesquisa suas linhas preferenciais são: doença respiratória infantil, emergência pediátrica e poluição ambiental.

  • Cláudia Ramos Rhoden, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

    possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), especialização em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Farmacologia pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (1991), doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e pós-doutorado no Programa de Fisiologia com ênfase em Ciência Ambiental na Harvard University (2002). Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), criada em janeiro de 2008 a partir da transformação da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre. Atua como professora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFCSPA ; professora do Programa de Pós-graduação em Pediatria: atenção à saúde da criança e adolescente; e pesquisadora colaboradora do Laboratório de Poluição Atmosférica na UFCSPA. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Pediatria: atenção à saúde da criança e adolescentes

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Published

2022-10-01

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

CHURA, Yekelin Rosa Chambi; CARVALHO, Roseana Boek; MARMETT, Bruna; AMANTÉA, Sérgio Luis; RHODEN, Cláudia Ramos. portugués Environmental perception of elementary school students using the theme of atmospheric pollution. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 17, n. 5, p. 464–473, 2022. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.14036. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14036. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2022-07-02
Accepted 2022-08-23
Published 2022-10-01