Percepção de professores do Ensino Fundamental de escolas do Rio Grande do Sul, Brasil, sobre Educação Ambiental

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12897

Keywords:

Educadores ambientais, Práticas de Educação Ambiental, Conscientização Ambiental

Abstract

O objetivo do estudo foi entender a percepção que professores dos anos finais do Ensino Fundamental do Rio Grande do Sul, Brasil, possuem sobre Educação Ambiental e como a realizam. Um questionário foi elaborado e enviado aos professores de diferentes escolas e municípios do Estado usando o Google Formulários. Verificou-se que os professores reconhecem a importância da Educação Ambiental e concordam que ela deve ser trabalhada de forma interdisciplinar. No entanto, não possuem formação para a sua prática; desconhecem a legislação existente no Brasil sobre o tema e não compreendem efetivamente o que significa realizar Educação Ambiental. As práticas nas escolas carecem de aprofundamento e significação, não sendo capazes de atender ao seu objetivo, que é o da formação de sujeitos ecológicos, críticos e conscientes do seu papel na preservação ambiental.

Author Biographies

  • Julia Gastmann, Universidade do Vale do Taquari - Univates

    LAtualmente é mestranda e bolsista CNPq do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates, orientada pela Profa. Dra. Elisete Maria de Freitas. É graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. Foi bolsista de iniciação científica no Laboratório de Pesquisa em Botânica da Universidade do Vale do Taquari - Univates no projeto de pesquisa Estudo de comunidades vegetais da Depressão Central do Rio Grande do Sul: riqueza florística, estrutura e potencialidades, trabalhando com propagação de plantas e tecidos vegetais in vitro sob coordenação da Profa. Dra. Elisete Maria de Freitas. Também foi bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), Núcleo Multidisciplinar. Possui experiência com cultivo de microrganismos e propagação de plantas e tecidos vegetais in vitro.

  • Ana Paula Jaeger, Universidade do Vale do Taquari - Univates

    Graduada em Ciências Biológicas, Licenciatura pela Universidade do Vale do Taquari - Univates.

  • Elisete Maria de Freitas, Universidade do Vale do Taquari - Univates

    Bióloga, Doutora em Botânica (2010), na área de Ecologia Vegetal, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Geografia (2006), na área de Análise Ambiental pela UFRGS. Tem especialização em Planejamento e Gestão Ambiental pelo Centro Universitário UNIVATES e em Cultura de Tecidos Vegetais pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é professora e pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) e em Biotecnologia (PPGBiotec) na Universidade do Vale do Taquari - Univates, atuando nos seguintes temas: Ecologia de comunidades vegetais campestres e florestais, Espécies vegetais invasoras, Bioprospecção de espécies vegetais nativas, especialmente a partir de estudos de fitotoxidez.

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Published

2022-02-01

Issue

Section

Artigos

How to Cite

GASTMANN, Julia; JAEGER, Ana Paula; FREITAS, Elisete Maria de. Percepção de professores do Ensino Fundamental de escolas do Rio Grande do Sul, Brasil, sobre Educação Ambiental. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 271–288, 2022. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.12897. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12897. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2021-10-28
Accepted 2021-12-01
Published 2022-02-01