Insight of basic education teachers in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, on Environmental Education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12897

Palavras-chave:

Environmental awareness, Environmental Education practices, Environmental educators

Resumo

This study aimed to understand the perception of teachers from the final years of Elementary Schools from Rio Grande do Sul, Brazil, about Environmental Education and how they practice it. A questionnaire was elaborated and sent to teachers from different schools and cities of Rio Grande do Sul state through Google Forms. It was observed that the teachers recognize the importance of Environmental Education, and in general agree that it has to be worked in an interdisciplinary manner, however, they don’t have the education to do so; they don’t know the existent Brazilian legislation about the theme and don’t effectively comprehend the meaning of teaching Environmental Education. The practices in the schools lack further development and meaning, being incapable of attending to its objective of shaping ecologic and critical individuals that are aware of their role in the preservation of the environment.

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Biografia do Autor

Julia Gastmann, Universidade do Vale do Taquari - Univates

LAtualmente é mestranda e bolsista CNPq do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates, orientada pela Profa. Dra. Elisete Maria de Freitas. É graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. Foi bolsista de iniciação científica no Laboratório de Pesquisa em Botânica da Universidade do Vale do Taquari - Univates no projeto de pesquisa Estudo de comunidades vegetais da Depressão Central do Rio Grande do Sul: riqueza florística, estrutura e potencialidades, trabalhando com propagação de plantas e tecidos vegetais in vitro sob coordenação da Profa. Dra. Elisete Maria de Freitas. Também foi bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), Núcleo Multidisciplinar. Possui experiência com cultivo de microrganismos e propagação de plantas e tecidos vegetais in vitro.

Ana Paula Jaeger, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduada em Ciências Biológicas, Licenciatura pela Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Elisete Maria de Freitas, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Bióloga, Doutora em Botânica (2010), na área de Ecologia Vegetal, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Geografia (2006), na área de Análise Ambiental pela UFRGS. Tem especialização em Planejamento e Gestão Ambiental pelo Centro Universitário UNIVATES e em Cultura de Tecidos Vegetais pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é professora e pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) e em Biotecnologia (PPGBiotec) na Universidade do Vale do Taquari - Univates, atuando nos seguintes temas: Ecologia de comunidades vegetais campestres e florestais, Espécies vegetais invasoras, Bioprospecção de espécies vegetais nativas, especialmente a partir de estudos de fitotoxidez.

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Publicado

01-02-2022

Como Citar

Gastmann, J., Jaeger, A. P., & Freitas, E. M. de. (2022). Insight of basic education teachers in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, on Environmental Education. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(1), 271–288. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12897

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-10-28
Aceito: 2021-12-01
Publicado: 2022-02-01