Educação Ambiental e o conflito fundiário em Unidade de Conservação Estadual na Amazônia: pensando o território e os impactos de transformação socioambiental

Autores

  • Shislene Rodrigues de Souza Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará – Ideflor-bio
  • Alzira Almeida de Araújo Universidade do Estado do Pará
  • Altem Nascimento Pontes Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12797

Palavras-chave:

Ilha de Marajó; Comunidades tradicionais; Políticas públicas

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é uma prioridade direta no trabalho da gestão ambiental em Unidade de Conservação. O objetivo deste trabalho foi correlacionar a EA como ferramenta de atuação, na qualidade da gestão de Unidade de Conservação em uma área de conflito socioambiental, de modo a validar os impactos de transformação ocorridos no território do Parque Estadual Charapucu. Metodologicamente, essa pesquisa apresenta abrangência qualitativa por envolver estudos de ações sociais grupais, tratando-se de uma pesquisa-ação participativa. O recorte temporal do trabalho situou-se sobre um projeto de 12 meses, no ano de 2018. Durante a realização do trabalho se constatou que a EA pode ser parte da solução para o desenvolvimento e permanência das comunidades tradicionais da região.

Biografia do Autor

  • Alzira Almeida de Araújo, Universidade do Estado do Pará

    Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará.

  • Altem Nascimento Pontes, Universidade Federal do Pará

    Doutor em Ciências Físicas. Professor e Pesquisador do Programa de Pós- graduação de Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará. Professor da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

01-10-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOUZA, Shislene Rodrigues de; ARAÚJO, Alzira Almeida de; PONTES, Altem Nascimento. Educação Ambiental e o conflito fundiário em Unidade de Conservação Estadual na Amazônia: pensando o território e os impactos de transformação socioambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 17, n. 5, p. 331–340, 2022. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.12797. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12797. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2021-10-07
Aprovado 2022-08-07
Publicado 2022-10-01