Socio-environmental experiences for the continuing education of teachers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11418

Keywords:

Environmental Education (EE); Experience report; Ecological trail; University; Agenda 2030.

Abstract

Environmental Education, combined with investigative practices, can be inserted in the continuing training of teachers in the education networks. The report presents a reflection on activities developed in a continuing education program for teachers, which provided moments of reflection and redefinition of pedagogical activities based on interactive and practical with an ecological trail. In this sense, the school contributes to facing the political-ethical challenge of environmental education in the face of the urgent need to build a more just and ecologically balanced society, based on knowledge and the exercise of citizenship that culminates with the fulfillment of the global agreement of the Agenda 2030.

Author Biographies

  • Juliana Maria Fachinetto, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), atuando nas disciplinas de Genética, Biotecnologia e Evolução, exerce a função de coordenadora dos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e curadora do Herbário Rogério Bueno (HUIRB). É docente permanente do Programa de Pós Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI).

  • Sandra Beatriz Vicenci Fernandes, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1981), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1986) e doutorado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é professor adjunto da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, no Curso de Agronomia e no Curso de Pós graduação em Desenvolvimento Regional e Programa de mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade. Tem experiência na área de fertilidade do solo, manejo e conservação do solo e impactos ambientais das atividades agropecuárias. Atua na área de Desenvolvimento rural, principalmente nos seguintes temas: Sistemas técnicos de produção vegetal, sistemas de cultivo, produção orgânica, manejo e conservação do solo, impactos ambientais

  • Daniel Rubens Cenci, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

    Possui Pós-Doutorado em Geopolítica Ambiental Latino-americana, pela USACH - Universidade de Santiago do Chile (2018), Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2009), mestrado em Direito pela UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul (2002), graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998) Formação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1992), graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo (1989). Professor da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul nos cursos de graduação em Direito, Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos, Professor do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade junto ao DEAG/UNIJUI. Coordenou o Núcleo de Pesquisa do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais compondo o Comitê de Pesquisa da UNIJUI. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental e áreas propedêuticas, atuando principalmente nos seguintes temas: conflitos socioambientais, sociedade sustentável, legislação ambiental, gestão de políticas públicas e desenvolvimento regional Geopolítica Ambiental, Agenda 2030 e os ODS. Coordenador do grupo de pesquisa 'Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade, Saúde e Sustentabilidade. Pesquisador colaborador do Projeto Sistemas Socioambientais, Sociedades Sustentáveis eInterdisciplinaridade e do Projeto COMPARTE/UE - com Universidades de Madrid, Barcelona, Girona e Universidade de Manágua. Professor do curso de Doutorado em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade e Integração, na UGD - Universidad Gastón Dachary, em Posadas. Professor colaborador da UNITINERANTE - UFPR/PR - Curitiba.

  • Vidica Bianchi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

    Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Hab Biologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor efetivo adjunto nível 1, doutor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências e do Programa de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade(UNIJUÍ). Pesquisadora em Controle Biológico, nos temas: biodiversidade, interações ecológicas, educação ambiental, formação de professores e estudos de currículo. Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET BIO, desde setembro de 2018. Orientadora Voluntário do Subprojeto multidisciplinar (Biologia; Letras e Inglês; Matemática) do programa Residencia Pedagógica (2018-2019).

  • Jorge Schirmer, Schirmer e Correa Consultoria Florestal LTDA

    Graduação em Engenharia Florestal (UFSM), Especialista em Extensão Rural. Atua como consultor técnico ambiental.

  • Alexandra de Moura, Prefeitura Municipal de Condor

    Graduação em Educação Especial, Especialista  em Educação Especial: Deficiência Mental - Universidade Tuiuti do Paraná; Educadora Especial - Hab. Deficientes da Audiocomunicação - UFSM. Professora da Sala de Recursos Multifuncionais da Rede Municipal de Condor. Atuou como Coordenadora Pedagógica e como Secretária da Educação na Secretaria Municipal da Educação em Condor/RS.


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Published

2021-06-01

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

BURATTI, Juliana; FACHINETTO, Juliana Maria; FERNANDES, Sandra Beatriz Vicenci; CENCI, Daniel Rubens; BIANCHI, Vidica; SCHIRMER, Jorge; MOURA, Alexandra de. Socio-environmental experiences for the continuing education of teachers. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 288–300, 2021. DOI: 10.34024/revbea.2021.v16.11418. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/11418. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2020-11-19
Accepted 2020-12-18
Published 2021-06-01