Artistic training: a non-formal space to discuss Environmental Education and citizenship in Teixeira de Freitas (BA, Brazil)

Authors

  • Hadassa Marques Santana Carmo Universidade do Estado da Bahia
  • Ana Odália Vieira Sena Universidade do Estado da Bahia
  • Alexsandro Santos da Silva Universidade do Estado da Bahia https://orcid.org/0000-0001-8582-8381

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11403

Keywords:

Environmental Education; Art; Non-School Space.

Abstract

Art and science are fields whose bridges have been established throughout history. Such approaches are constituted to seek understanding about the universe and its multiple changes, because “artists and scientists perceive the world in the same way, they only represent it with different languages” (REIS; GUERRA; BRAGA, 2006, p.72). Based on this understanding, thinking about the world and anthropic actions on nature are themes present in the various artistic expressions, as well as in the discussions of Environmental Education (EE), thus ceasing to be a niche of speeches and becoming a place for actions in non-formal teaching spaces. Therefore, this research sought to answer: what is the relationship established between art and socio- environmental issues in the context of Agnaldo Bomfim Escola de Dança in Teixeira de Freitas (BA, Brazil)? The survey was carried out with five members of the course (two women and three men) and the teacher who answered a questionnaire. The work was analyzed from the Discursive Textual Analysis - ATD (MORAES, GALIAZZI, 2006), whose result allowed the constitution of two metatexts; “Dance as a space for personal, social and environmental change” and “Creation and reflection, two-way acts in art”. We hope that this research can contribute to the field of Environmental Education and make it possible to broaden the understanding of how art can be a social instrument for reflection on socio-environmental issues.

Author Biographies

  • Hadassa Marques Santana Carmo, Universidade do Estado da Bahia

    Mestre em Educação em Ciências (PPGEC) pela Universidade Estadual de Santa Cruz cuja linha de pesquisa e atuação é Formação de Professores, orientada pelo Professor Doutor Maxwell Roger P. Siqueira e co-orientada pela Professora Doutora Luisa Dias Brito. Graduada em Ciências Biológicas pela (UESC). Pós graduanda em Biotecnologia pela Universidade do Estado da Bahia, Campus X em Teixeira de Freitas. Foi bolsista do Programa de Bolsa de Iniciação Científica da CEPLAC - CNPq, no setor de Fitopatologia, desenvolvendo trabalhos na área de Genética Molecular de agosto de 2010 a julho de 2011, também bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, (PIBID-Biologia), desenvolvendo pesquisas na área de ensino de ciências de agosto de 2011 a julho de 2013. Atuou como professora voluntária junto ao Instituto Teológico da Assembleia de Deus em Itabuna no curso de Bacharel em Teologia lecionando a disciplina de Bioética, e junta ao Curso preparatório para concurso da PM-BA APRATEF em Teixeira de Freitas. Desde 2015 atua como professora, entre os anos de 2015 a 2017 foi professora do Ensino Fundamental II, na rede particular de ensino. Desde o ano de 2018 atua na rede pública no Ensino Médio, , pelo Estado da Bahia, no ano de 2018 no sistema REDA como professora do currículo regular e técnico junto ao CETEPES, e a partir de 2019 como efetiva atuando apenas no ensino regular.

  • Ana Odália Vieira Sena, Universidade do Estado da Bahia

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007). Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado da Bahia, Colegiado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Políticas Públicas em Educação Ambiental, Formação de Professores e Ensino de Ciências Naturais e Biologia, Estudos de Agroecologia e Recursos Hídricos. É presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçú 2016/2021 e Coordenadora do Programa de Educação Ambiental do Programa Arboretum de conservação e restauração da diversidade florestal. É coordenadora do Laboratório de Práticas de Educação Ambiental do Departamento de Educação Campus X - Teixeira de Freitas. Membro do Conselho Gestor APA Ponta da Baleia/Abrolhos. Coordenadora Adjunta do Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas.

  • Alexsandro Santos da Silva, Universidade do Estado da Bahia

    Especialista em Biociências e Biodiversidade: Ecologia e Conservação Ambiental (UNEB), Especialista em Educação Ambiental (FASG), Licenciado em Ciências Biológicas (UNEB)

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Published

2021-03-08

Issue

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Artigos

How to Cite

CARMO, Hadassa Marques Santana; SENA, Ana Odália Vieira; SILVA, Alexsandro Santos da. Artistic training: a non-formal space to discuss Environmental Education and citizenship in Teixeira de Freitas (BA, Brazil). Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 105–122, 2021. DOI: 10.34024/revbea.2021.v16.11403. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/11403. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2020-11-14
Accepted 2021-02-01
Published 2021-03-08