Formação artística: um espaço não formal para discutir Educação Ambiental e cidadania em Teixeira de Freitas (BA)

Autores

  • Hadassa Marques Santana Carmo Universidade do Estado da Bahia
  • Ana Odália Vieira Sena Universidade do Estado da Bahia
  • Alexsandro Santos da Silva Universidade do Estado da Bahia https://orcid.org/0000-0001-8582-8381

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11403

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Arte; Espaço não escolar.

Resumo

A arte e a ciência são campos cujas pontes se estabelecem ao longo da história. Tais aproximações se constituem para buscar a compreensão sobre o universo e suas múltiplas alterações, pois “artistas e cientistas percebem o mundo da mesma forma, apenas representam-no com linguagens diferentes” (REIS; GUERRA; BRAGA, 2006, p. 72). Partindo dessa compreensão, pensar sobre o mundo e as ações antrópicas sobre a natureza são temáticas presentes nas diversas expressões artísticas, bem como, nas discussões da Educação Ambiental (EA), deixando assim o campo do discurso e passando a ser um lugar de ações em espaços não formais de ensino. Por isso, a presente pesquisa buscou responder: qual a relação que se estabelece entre a arte e as questões socioambientais no contexto da Agnaldo Bomfim Escola de Dança em Teixeira de Freitas (BA)? A pesquisa foi realizada com cinco integrantes do curso (duas mulheres e três homens) e o professor, que responderam a um questionário. Este trabalho foi analisado a partir da Análise Textual Discursiva – ATD (MORAES, GALIAZZI, 2006), cujo resultado permitiu a constituição de dois metatextos: “A dança como espaço de mudança pessoal, social e ambiental” e “Criação e reflexão, atos de mão dupla na arte”. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir com o campo de Educação Ambiental e possibilite ampliar a compreensão de como a arte pode ser instrumento social de reflexão sobre questões socioambientais.

Biografia do Autor

  • Hadassa Marques Santana Carmo, Universidade do Estado da Bahia

    Mestre em Educação em Ciências (PPGEC) pela Universidade Estadual de Santa Cruz cuja linha de pesquisa e atuação é Formação de Professores, orientada pelo Professor Doutor Maxwell Roger P. Siqueira e co-orientada pela Professora Doutora Luisa Dias Brito. Graduada em Ciências Biológicas pela (UESC). Pós graduanda em Biotecnologia pela Universidade do Estado da Bahia, Campus X em Teixeira de Freitas. Foi bolsista do Programa de Bolsa de Iniciação Científica da CEPLAC - CNPq, no setor de Fitopatologia, desenvolvendo trabalhos na área de Genética Molecular de agosto de 2010 a julho de 2011, também bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, (PIBID-Biologia), desenvolvendo pesquisas na área de ensino de ciências de agosto de 2011 a julho de 2013. Atuou como professora voluntária junto ao Instituto Teológico da Assembleia de Deus em Itabuna no curso de Bacharel em Teologia lecionando a disciplina de Bioética, e junta ao Curso preparatório para concurso da PM-BA APRATEF em Teixeira de Freitas. Desde 2015 atua como professora, entre os anos de 2015 a 2017 foi professora do Ensino Fundamental II, na rede particular de ensino. Desde o ano de 2018 atua na rede pública no Ensino Médio, , pelo Estado da Bahia, no ano de 2018 no sistema REDA como professora do currículo regular e técnico junto ao CETEPES, e a partir de 2019 como efetiva atuando apenas no ensino regular.

  • Ana Odália Vieira Sena, Universidade do Estado da Bahia

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007). Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado da Bahia, Colegiado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Políticas Públicas em Educação Ambiental, Formação de Professores e Ensino de Ciências Naturais e Biologia, Estudos de Agroecologia e Recursos Hídricos. É presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçú 2016/2021 e Coordenadora do Programa de Educação Ambiental do Programa Arboretum de conservação e restauração da diversidade florestal. É coordenadora do Laboratório de Práticas de Educação Ambiental do Departamento de Educação Campus X - Teixeira de Freitas. Membro do Conselho Gestor APA Ponta da Baleia/Abrolhos. Coordenadora Adjunta do Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas.

  • Alexsandro Santos da Silva, Universidade do Estado da Bahia

    Especialista em Biociências e Biodiversidade: Ecologia e Conservação Ambiental (UNEB), Especialista em Educação Ambiental (FASG), Licenciado em Ciências Biológicas (UNEB)

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Publicado

08-03-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CARMO, Hadassa Marques Santana; SENA, Ana Odália Vieira; SILVA, Alexsandro Santos da. Formação artística: um espaço não formal para discutir Educação Ambiental e cidadania em Teixeira de Freitas (BA). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 16, n. 2, p. 105–122, 2021. DOI: 10.34024/revbea.2021.v16.11403. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/11403. Acesso em: 17 jul. 2025.
Recibido 2020-11-14
Aprovado 2021-02-01
Publicado 2021-03-08