Environmental Education at school and in the park: experiences with the Maguerez arch in basic education

Authors

  • Érika Cristina Teixeira dos Anjos Brandão Instituto Federal de Sergipe
  • Sindiany Suelen Caduda dos Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11242

Keywords:

Active Methodologies; Poxim Municipal Natural Park; Teaching at Formal and Non-Formal Spaces; Sergipe (Brazil).

Abstract

The article analyzed the socio-environmental relation between 6th-grade students from a municipal school in Aracaju metropolitan area, and the Poxim Municipal Natural Park (PNMP), using the problematization methodology. Through participatory action research, data were systematically observed during the steps: observation of reality, selection of key points, theorization, hypotheses of solution and application to reality. The work highlights the role of students, especially during the preparation and delivery of a letter of intent to public managers in Aracaju, in favor of protecting the Park. The research reveals the potential of using Active Methodologies to work on Critical Environmental Education in schools.

Author Biography

  • Sindiany Suelen Caduda dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

    Bióloga Licenciada. Mestre e Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Área da Capes: Ciências Ambientais) pela Universidade Federal de Sergipe - PRODEMA/UFS. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe - Campus do Sertão. É Professora Permanente e foi Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais- Associada UFS - PROFCIAMB/UFS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Metodologias Ativas da UFS (GEPIMA/UFS). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial - GEOPLAN/UFS e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental de Sergipe GEPEASE/UFS. Foi professora da Universidade Federal do Sul da Bahia, Campus Paulo Freire (2018 - 2019), onde atuou como coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) e como docente orientadora do Programa Residência Pedagógica/CAPES. Foi Conselheira do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental Ponta da Baleia/Abrolhos. Foi coordenadora de Projetos de Extensão do Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras - PEAC - UFS/IBAMA/PETROBRAS, pela FAPESE/UFS. Atua nas áreas de Conservação de Ambientes Costeiros; Educação Ambiental Crítica; Conflitos socioambientais em comunidades tradicionais; Metodologias Ativas no Ensino Superior e Ensino de Ciências.

References

ARACAJU. Decreto Municipal n. 5.370, de 03 de agosto de 2016. Dispõe sobre a criação do Parque Natural Municipal do Poxim, no âmbito do Município de Aracaju, e dá providências correlatas. Aracaju, SE, 2016. Disponível em: <https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=327348>. Acesso em: 27 mai. 2018.

BARROS, T.H.B. (2015). Por uma metodologia do discurso: noções e métodos para uma análise discursiva. In: BARROS, T.H.B. (Org.). Uma trajetória da Arquivística a partir da Análise do Discurso: inflexões histórico-conceituais [online]. São Paulo: Editora UNESP, p. 73-95, 2015.

BERBEL, N. A. N. A Metodologia da Problematização em três versões no contexto da didática e da formação de professores. Rev. Diálogo Educacional, v. 12, n. 35, p. 103-120, 2012.

BERBEL, N.A.N. Metodologia da problematização: respostas de lições extraídas da prática. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 35, p. 61-76, 2014.

BORDENAVE J. D.; PEREIRA, A. M. O que é ensinar. In: BORDENAVE, J.D.; PEREIRA, A.M. (ORG.). Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis-RJ: Vozes, p. 39-57, 2000.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Biodiversidade e Florestas. SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. PNAP – Plano Estratégico Nacional de Áreas Protegidas. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2011. Disponível em: <https://www.mma.gov.br/legislacao/areasprotegidas.html?download=1206:sistema-nacional-de-unidades-de-conserva%C3%A7%C3%A3o-snuc-e-pnap>. Acesso em: 8 abr. 2018.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Instituto Chico Mendes de conservação da Biodiversidade. Educação Ambiental em unidades de conservação: ações voltadas para comunidades escolares no contexto da gestão pública da biodiversidade – guia informativo, orientador e inspirador. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2016. Disponível em: <https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/comunicacao/publicacoes/publicacoes-diversas/DCOM_ICMBio_educacao_ambiental_em_unidades_de_conservacao.pdf>. Acesso em: 11 dez. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria executiva. Base Nacional Comum Curricular - educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, março de 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 7 mar. 2019.

CARVALHO, I.C.M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo-SP: Cortez, 2012.

CAVALCANTE, L.P.S. et al. Análise da percepção ambiental e sensibilização de educandos do ensino fundamental de uma escola pública para realização da coleta seletiva, Campina Grande – PB. Revista Monografias Ambientais, v. 9, p. 2047–2054, 2012.

FERNANDES, K. M.; HIGUCHI, M. I. G. Parques verdes urbanos: espaços de sensibilização ambiental e bem-estar social. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v. 8, p. 23-36, 2017.

FERREIRA, R. A. et al. Nascentes da sub-bacia hidrográfica do rio Poxim, estado de Sergipe: da degradação à restauração. Revista Árvore, v. 35, 265-277, 2011.

FORNAZARI, V.B.R.; OBARA, A,T. O uso de oficinas pedagógicas como estratégia de ensino e aprendizagem: a Bacia hidrográfica como tema de estudo. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, p. 166-185, 2017.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro-RJ: Paz e terra, 2015.

JACOBI, P. Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, v. 118, p. 189-205, 2003.

KACHINSKI, K.V.B. O uso público nos parques urbanos e parques naturais de Sorocaba/SP. 2018. 101f. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade na Gestão Ambiental) – Centro de Ciências e Tecnologias para Sustentabilidade, Universidade Federal de São Carlos. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10585>. Acesso em: 01 abr. 2020.

LAYRARGUES, P.P. (2002). O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a Educação Ambiental. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/237655129_O_CINISMO_DA_RECICLAGEM_o_significado_ideologico_da_reciclagem_da_lata_de_aluminio_e_suas_implicacoes_para_a_educacao_ambiental_1>. Acesso em: 8 abr. 2020.

MARANDINO, M. et al. A educação não-formal e a divulgação científica: o que pensa quem faz? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 4, 2003, Bauru. Anais do [...]. Bauru: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), 2003. p. 1-13. Disponível em: <http://abrapecnet.org.br/enpec/iv-enpec/orais/ORAL009.pdf>. Acesso em: 8 mar. 2019.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo-SP: Atlas, 2010.

MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C.A.; MORALES, O.E.T. (Orgs.) Convergência Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2018.

MUNARI, A.B. et al. Educação Ambiental e metodologia da problematização aplicadas aos problemas urbanos de Criciúma (SC). Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 13, n. 1, p. 76-86, 2018.

NEPOMUCENO, A.L.O. A perspectiva participativa para a inserção da Educação Ambiental crítica na formação continuada de educadores ambientais. In: NEPOMUCENO, A.L.O.; MODESTO, M.A.; SANTOS, T.F. Educação Ambiental e formação de educadores: convergências para a práxis pedagógica. Curitiba-PR: Appris, p. 139–201, 2018.

QUERINO, L.A.L. et al. Análise da percepção dos moradores de São Sebastião de Lagoa de Roça (PB) quanto a redução, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 13, n. 2, p. 228-245, 2018.

RAIMUNDO, S. et al. Construindo um programa de uso público para Unidades de Conservação em áreas metropolitanas: a experiência dos Parques Naturais Municipais de Itapecerica da Serra e Embu das Artes – RMSP (SP). OLAM – Ciência & Tecnologia, v. 11, p. 196-221, 2011.

REMPEL, C. et al. Percepção Ambiental da Comunidade Escolar Municipal sobre a Floresta Nacional de Canela, RS. Revista Brasileira de Biociências, v. 6, p. 141-147, 2008.

RIBEIRO, C.R.; AFFONSO, E.P. Avaliação da percepção ambiental de alunos do ensino fundamental residentes na bacia hidrográfica do Córrego São Pedro - Juiz de Fora/MG. Boletim de geografia, v. 30, p. 73-85, 2012.

SANTOS, L. R.; SOUZA, C. S. Degradação da qualidade das águas do rio Poxim em função do intenso processo de urbanização. Anais do II Congresso Internacional Gestão da água e Monitoramento ambiental. Aracaju, SE, 2015. Disponível em: <http://www.resag.org.br/congressoresag2015/anais/img/pdfs/ID_64.pdf>. Acesso em: 4 abr. 2018.

SANTOS, L.R.O.; SOUZA, R.M.; COSTA, J.J. Transposição metodológica: a problematização com o Arco de Maguerez no diálogo com a educação básica. In: SANTOS, L.R.O. (Org.) Práticas de Ensino na Comunidade: conceitos, contextos e dialogicidade. Aracaju: Criação Editora, 2019.

SÃO PAULO. Secretaria do Verde e Meio ambiente. Plano de Manejo: Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo, 2014. Disponível em: <https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/meio_ambiente/arquivos/publicacoes/Volume_II_Planejamento_all.pdf>. Acesso em: 7 abr. 2020.

SÃO PAULO. Secretaria de Infraestrutura e Meio ambiente. (2020). Programa de Uso Público. Disponível em: <http://arquivos.ambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/2012/01/5_4_programa_de_uso_publico.pdf>. Acesso em: 5 abr. 2020.

SCHRÖETTER, S.M. et al. Percepção ambiental de alunos da escola municipal Conceição do Imbé sobre o Parque Estadual do Desengano (PED), uma experiência interdisciplinar utilizando aula de campo. Revista Científica Interdisciplinar, v. 2, p. 76–95, 2015.

SILVA, T.N.; CAMPOS, A.C. Levantamento e identificação de impactos ambientais no Parque Municipal Carmo Bernardes, Goiânia-GO. Anais do VII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. Campina Grande, PB, 2016. Disponível em: <https://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2016/VI-030.pdf>. Acesso em: 5 abr. 2019.

SOARES, M.G., PEDROZA-JÚNIOR, H.S , MELO-JÚNIOR, M., BARROS, H.M. Extensão de Educação Ambiental na Colônia de Pesca Z-10, Itapissuma - PE (Projeto Manguezal em Nossa Casa - UNISOL 2002). Anais do I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. João Pessoa, PB, 2002. Disponível em: <http://www.prac.ufpb.br/anais/Icbeu_anais/anais/meioambiente/manguezal.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2019.

TORRES, J.R.; FERRARI, N.; MAESTRELLI, S. R. P. Educação Ambiental crítico-transformadora no contexto escolar: teoria e prática freireana. In: LOUREIRO, C.F.B.; TORRES, J.R. (Orgs.). Educação Ambiental Dialogando com Paulo Freire. São Paulo: Cortez, p. 1–109, 2014.

VERONA, M.F. Aproximações entre o arco de Maguerez e as atividades de Educação Ambiental na escola: limites e possibilidades. 2009. 338f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual de Londrina. Disponível em: <http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UEL_418d620e56ca347c20e2315db2a30570>. Acesso em: 23 jan. 2019.

Published

2021-02-07

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

BRANDÃO, Érika Cristina Teixeira dos Anjos; SANTOS, Sindiany Suelen Caduda dos. Environmental Education at school and in the park: experiences with the Maguerez arch in basic education. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 410–429, 2021. DOI: 10.34024/revbea.2021.v16.11242. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/11242. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2020-10-02
Accepted 2020-11-03
Published 2021-02-07