Educação Ambiental na escola e no parque: experiências com o arco de Maguerez na educação básica

Autores

  • Érika Cristina Teixeira dos Anjos Brandão Instituto Federal de Sergipe
  • Sindiany Suelen Caduda dos Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11242

Palavras-chave:

Metodologias ativas; Parque Natural Municipal do Poxim; Ensino em espaço formal e não-formal; Sergipe

Resumo

O artigo analisou a relação socioambiental entre alunos(as) do 6° ano, de uma escola municipal da Grande Aracaju, e o Parque Natural Municipal do Poxim (PNMP), por meio da metodologia da problematização. Através da investigação-ação-participativa, os dados foram observados sistematicamente durante as etapas: observação da realidade, seleção dos pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. O trabalho evidencia o protagonismo dos(as) estudantes, especialmente durante a elaboração e entrega de uma carta de intenção para os gestores públicos de Aracaju, em favor da proteção do Parque. A pesquisa revela as potencialidades do uso de Metodologias Ativas para trabalhar a Educação Ambiental Crítica nas escolas. 

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Biografia do Autor

Sindiany Suelen Caduda dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Bióloga Licenciada. Mestre e Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Área da Capes: Ciências Ambientais) pela Universidade Federal de Sergipe - PRODEMA/UFS. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe - Campus do Sertão. É Professora Permanente e foi Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais- Associada UFS - PROFCIAMB/UFS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Metodologias Ativas da UFS (GEPIMA/UFS). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial - GEOPLAN/UFS e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental de Sergipe GEPEASE/UFS. Foi professora da Universidade Federal do Sul da Bahia, Campus Paulo Freire (2018 - 2019), onde atuou como coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) e como docente orientadora do Programa Residência Pedagógica/CAPES. Foi Conselheira do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental Ponta da Baleia/Abrolhos. Foi coordenadora de Projetos de Extensão do Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras - PEAC - UFS/IBAMA/PETROBRAS, pela FAPESE/UFS. Atua nas áreas de Conservação de Ambientes Costeiros; Educação Ambiental Crítica; Conflitos socioambientais em comunidades tradicionais; Metodologias Ativas no Ensino Superior e Ensino de Ciências.

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Publicado

07-02-2021

Como Citar

Brandão, Érika C. T. dos A., & Santos, S. S. C. dos. (2021). Educação Ambiental na escola e no parque: experiências com o arco de Maguerez na educação básica. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(1), 410–429. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11242

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2020-10-02
Aceito: 2020-11-03
Publicado: 2021-02-07