Socio-environmental inquiries and COVID-19

Authors

  • Aline Matos Santos UNEB
  • Daiane da Paixão de Jesus Dias UNEB
  • Fernanda Jesus Silva UNEB
  • Jerline dos Santos Carvalho UNEB
  • Maria Vanessa de Assis Oliveira Lima UNEB
  • Paula da Silva Damião UNEB
  • Vanessa Damasceno de Jesus UNEB
  • Valdemiro Lopes Marinho UNEB

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10864

Keywords:

Environment; Covid-19; Education; GEMA.

Abstract

The 21st century, and more precisely the year 2020, has been overtaken by a silent war, which has left more victims than the armed struggles between rival countries. Screams for help arise from various parts of the world. The non-human animal is grateful to be able to breathe better. It does not need the human animal to follow its cycle. Faced with this situation, and based on the principles of environmental education, this study establishes a dialogue with professors and students of the University of the State of Bahia (UNEB) on socio-environmental issues and COVID-19, carried out through the application of a survey, as well as the search for the strengthening of the Education and Environment Study Group (GEMA), which works with schools and the community.

References

ALHO, C.J.R. Importância da biodiversidade para a saúde humana: uma perspectiva ecológica. Rev Estudos Avançados. v.26 nº.74. São Paulo, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-40142012000100011>. Acesso em:12 de maio de 2020.

ALVES, M. Como escrever teses e monografia: um roteiro passo a passo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

AKIM, F. S. N.; SOUSA, R. C. M.; SANTOS, M. C. dos; BARBAGELATA, L.S.; COSTA JÚNIOR, E.; LIMA, D. F.; SOUSA, E. M. A. de; MELLO, W. A. de. Primeira detecção de coronavírus humano associado à infecção respiratória aguda na região norte do Brasil. Rev Pan-Amazônica de Saúde, Ananindeua – PA, v. 5 nº 2, p. 10-12, 2014.

BAHIA. Secretaria da Educação do Estado da Bahia. CEE. Resolução Nº 36/2020. Salvador, 2020.

BBC NEWS BRASIL. Imunidade e coronavírus: é possível pegar COVID-19 mais de uma vez? Esta e outras questões ainda sem resposta. Disponível em:

bbc.com/portuguese/internacional-52686096. Acesso em: 10 maio 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. CNE aprova diretrizes para escolas durante a pandemia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/12-noticias/acoes-programas-e-projetos-637152388/89051-cne-aprova-diretrizes-para-escolas-durante-a-pandemia?Itemid=164. Acesso em: 13 de maio de 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Orientações da OMS para prevenção da COVID-19. Disponível em: <https://sbpt.org.br/portal/covid-19-oms/>. Acesso em: 6 de maio de 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 374, de 3 de abril de 2020. DOU: 6 de abr. de 2020. Brasília: MEC, 2020.

CARDIM, M. E. Correio Braziliense. Brasil vai testar vacina contra COVID-19 desenvolvida no reino Unido. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2020/06/03/brasil-vai-testar-vacina-contra-covid-19>. Acesso em: 4 de jun. de 2020.

CARVALHO, C. G. de. A natureza pede socorro. 2ª ed. Cuiabá: Verde pantanal, 1989.

CORONAVÍRUS: por que os humanos estão pegando mais doenças transmitidas por animais? BBC News. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51325467. Acesso em: 12 de maio de 2020.

CORTELLA, M. S.; KARNAL, L.; PONDÉ, L. F. Felicidade: modos de usar. São Paulo: Planeta do Brasil, 2019.

CURY, M. E. Novo coronavírus pode ter surgido antes de dezembro. Disponível em: <https://exame.com/ciência/novo-coronavirus-pode-ter-surgido-antes-de-dezembro>. Acesso em: 25 de maio de 2020.

DRUCKER, P. The practice of management. New York: Harper e Brothers, 1954.

FIOCRUZ. A saúde dos que estão na linha de frente. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/covid-19-saude-dos-que-estao-na-linha-de-frente. Acesso em: 8 de maio de 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HARAWAY, D. When species meet. Saint Paul: University of Minnesota Press, 2008.

IMUNIDADE e coronavírus: é possível pegar covid-19 mais de uma vez? Esta e outras questões ainda sem resposta. 2020. BBC NEWS BRASIL. Disponível em: bbc.com/portuguese/internacional-52686096. Acesso em: 10 mai. 2020.

MACHADO, M. H. Profissionais de saúde em tempos de COVID-19.

Disponível em:http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/48453. Acesso em: 8 de maio de 2020.

MANZANO, F. Brasileira que coordena testes com vacina para COVID-19 na Inglaterra explica dilema da prova de eficácia. Disponível: https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2020/05/28/brasileira-que-coordena-testes-com-vacina-para-covid-19-na-inglaterra-explica-dilema-da-prova-de-eficacia.ghtml. Acesso em: 29 de maio de 2020.

MARTINS, E. C. D.; CRUZ, E. P.; SANTOS, S. F. Imaginações multiéspecies sobre o novo coronavírus. Rev Estudos Libertários (REL). Rio de janeiro: UFRJ, v. 2,p. 2-4, Nº 3, Edição Especial N 1.

NEGRI, F. de; ZUCOLOTO, G.; MIRANDA, P.; KOELLER, P. Ciência e tecnologia frente à pandemia. Ipea, 2020. Disponível em: <https://ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/182-corona>. Acesso em: 5 de maio de 2020.

NOVO coronavírus já estava presente em esgoto na Itália dois meses antes de registro oficial. PORTAL G1 de 19 de junho de 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/06/19/novo-coronavirus-ja-estava-presente-em-esgoto-na-italia-dois-meses-antes-de-registro-oficial.ghtml. Acesso em: 22 de jun. de 2020.

O QUE são os mercados chineses de animais silvestres? Rev Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/sociedade/o-que-sao-os-mercados-chineses-de-animais-silvestres/ Acesso em: 1 de maio de 2020.

OPAS/BRASIL. Folha Informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). 29 de junho de 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em: 29 de jun. de 2020.

PANDEMIA de COVID-19. WIKIPÉDIA. Disponível em: https://pt.wikipedia.or./wiki/pandemia_de_covid-19. Acesso em: 22 de jun. de 2020.

PROJETO oferta encontros virtuais para quem precisa conversar. DIÁRIO DO NORDESTE. 1 de maio de 2020 Disponível em: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/05/01/estudantes-de-medicina-do-ceara-realizam-encontros-isolamento.ghtml. Acesso em: 3 de maio de 2020.

QUAIS possíveis efeitos do coronavírus sobre o meio ambiente? VG Resíduos. Disponível em: https://www.vgresiduos.com.br/blog/quais-possiveis-efeitos-do-coronavirus-sobre-o-meio-ambiente/amp/. Acesso em:30 de abr. de 2020.

QUAMMEN, D. Shaking the viral. Interview with David Q. Emergence Magazine, 15/04/2020.Disponível em: https://emergencemagazine.org/story/shaking-the-viral-tree/. Acesso em: 20 abr.2020.

QUANTO tempo o coronavírus sobrevive em cada superfície? SANARMED. Disponível em: https://www.sanarmed.com/quanto-tempo-o-coronavirus-sobrevive-em-cada-superficie-colunistas. Acesso em: 25 de maio de 2020.

SATO, M.; SANTOS, D.; SÁNCHEZ, C. Vírus: simulacro da vida? Rio de Janeiro: GEA-, UNIRIO / Cuiabá: GPEA, UFMT, 2020.

SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos – SP: Rima, 2004.

SEMESP. O ensino superior no combate à COVID-19. Disponível em: <https://www.semesp.org.br/ies-contra-a-covid-19/>. Acesso em: 23 de junho de 2020.

SILVA, J. L. L.; SOARES, R.; COSTA, F. S.; RAMOS, D. S.; LIMA, F. B.; TEIXEIRA, L. R. Fatores psicossociais e prevalência da síndrome de burnout entre trabalhadores de enfermagem intensivistas. Rev Brasileira de Terapia Intensiva. v.27, nº 2, p. 125-133, 2015.

TESINI, B. L. Coronavírus e síndromes respiratórias agudas (COVID-19, MERS e SARS). 2020. Disponível em:https://msdmanuals.com/pt/profissional/doencas-infecciosas/virus-respiratorios/coronavirus-e-sindromes-respiratorias-agudas-corid-19-mers-e-sars. Acesso em: 2 de maio de 2020.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. COVID-19: UNEB integra grupo de trabalho para produção de máscaras de proteção 3D para profissionais de saúde. Disponível em: https://portal.uneb.br/noticias/2020/03/25/uneb-integra-grupo-de-trabalho-para-producao-de-mascaras-de-protecao-contra-covid-19-para-profissionais-de-saude/. Acesso em: 13 de maio de 2020.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. UNEB convoca estudantes do internato de medicina para combate a COVID-19 em força-tarefa de telemedicina. Disponível em: https://portal.uneb.br/noticias/2020/03/20/uneb-convoca-estudantes-do-internato-de-medicina-para-combate-ao-covid-19-em-forca-tarefa-de-telemedicina/. Acesso em: 13 de maio de 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA/UFJF. Pandemia e Meio Ambiente: Impactos momentâneos ou nova normalidade?. Disponível em: https://www2.ufjf.br/noticias/2020/04/24/pandemia-e-meio-ambiente-impactos-momentaneos-ou-nova-normalidade/. Acesso em: 30 de abr. de 2020.

Published

2020-08-02

How to Cite

SANTOS, Aline Matos; DIAS, Daiane da Paixão de Jesus; SILVA, Fernanda Jesus; CARVALHO, Jerline dos Santos; LIMA, Maria Vanessa de Assis Oliveira; DAMIÃO, Paula da Silva; JESUS, Vanessa Damasceno de; MARINHO, Valdemiro Lopes. Socio-environmental inquiries and COVID-19. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 327–346, 2020. DOI: 10.34024/revbea.2020.v15.10864. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10864. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2020-06-30
Accepted 2020-07-26
Published 2020-08-02