Pandemics, Climatic Collapse, Antiecologism: Environmental Education among the emergencies of an apocalyptic ecocide

Authors

  • Philippe Pomier Layrargues Universidade de Brasília, Brasília, DF

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10861

Keywords:

Environmental Education, Climate Collapse, Antiecologism, Pandemic

Abstract

O presente ensaio pensa a Educação Ambiental a partir do nexo entre três crises imbricadas: o Antiecologismo, o Colapso Climático e a Pandemia. A conjuntura demarca um novo tempo histórico que desafia a Educação Ambiental a dialogar com esse quadro emergencial que tem como fundamento a necropolítica ecocida. O tempo presente cobra da Educação Ambiental a ressignificação de seus propósitos: apenas uma reformulação paradigmática que rompa com o conservadorismo pedagógico que deixou a Educação Ambiental subserviente ao interesse do Capital e instrumental ao Mercado, que forma cidadãos ecológicos passivos e conformados, poderá trazer respostas promissoras para a alteração desse quadro.

Author Biography

  • Philippe Pomier Layrargues, Universidade de Brasília, Brasília, DF

    Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. É Professor Adjunto do curso de Gestão Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), campus Planaltina, e pesquisador do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS) e do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental da Universidade de Mato Grosso (GPEA-UFMT).

    Mais informações: Currículo Lattes

References

CONTINI, C. et al. The novel zoonotic COVID-19 pandemic: an expected global health concern. J. Infect. Dev. Ctries, 14(3):254-264. 2020.

DAILY, G.C. What are ecosystem services? In: DAILY, G.C. (Org.) Nature’s Services: societal dependence on Natural Ecosystems. Washington: Island Press. p. 1-10. 1997.

EVANS, T. et al. Links between ecological integrity, emerging infectious diseases originating from wildlife, and other aspects of human health. New York: Wildlife Conservation Society. 2020.

LAYRARGUES, P.P. Antiecologismo no Brasil: reflexões ecopolíticas sobre o modelo do desenvolvimentismo-extrativista-predatório e a desregulação ambiental pública. In: OLIVEIRA, M.M.D.; MENDES, M.; HANSEL, C.M.; DAMIANI, S. (Org): Cidadania, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Caxias do Sul: EDUCS, p.325-356. 2017.

LAYRARGUES, P.P. Quando os ecologistas incomodam: a desregulação ambiental pública no Brasil sob o signo do antiecologismo. Revista Pesquisa em Políticas Públicas, n. 12, pp. 1-30. 2018 a.

LAYRARGUES, P.P. Subserviência ao capital: educação ambiental sob o signo do antiecologismo. Pesquisa em Educação Ambiental, 13(1):28-47. 2018 b.

LAYRARGUES, P.P. Manifesto por uma Educação Ambiental indisciplinada. Ensino, Saúde e Ambiente. Número Especial, p. 44-87, Junho. 2020.

MÉSZÁROS, I. Produção destrutiva e Estado capitalista. São Paulo: Ensaio, 1989.

NAYLOR, R.L., EHRLICH, P.R. Natural pest control services and agriculture. In: DAILY, G.C. (Org.) Nature’s Services: societal dependence on Natural Ecosystems. Washington: Island Press. p. 151-174. 1997.

QUAMMEN, D. Spillover: Animal Infections and the Next Human Pandemic. New York. W.W. Norton & Company. 2012.

SOFFIATI, A. Depois do princípio e antes do fim: meio ambiente e poesia. Campos dos Goytacazes: Damadá. 1990.

UNEP. UNEP Frontiers 2016 Report: Emerging Issues of Environmental Concern. Nairobi: United Nations Environment Programme. 2016.

WALLACE, R. Pandemia e Agronegócio: doenças infecciosas, capitalismo e ciência. São Paulo: Elefante. 2020.

Published

2020-07-28

How to Cite

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Pandemics, Climatic Collapse, Antiecologism: Environmental Education among the emergencies of an apocalyptic ecocide. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 1–30, 2020. DOI: 10.34024/revbea.2020.v15.10861. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10861. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2020-06-30
Accepted 2020-07-26
Published 2020-07-28