Pandemias, colapso climático, antiecologismo: Educação Ambiental entre as emergências de um ecocídio apocalíptico

Autores

  • Philippe Pomier Layrargues Universidade de Brasília, Brasília, DF

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10861

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Colapso Climático, Antiecologismo, Pandemia

Resumo

O presente ensaio pensa a Educação Ambiental a partir do nexo entre três crises imbricadas: o Antiecologismo, o Colapso Climático e a Pandemia. A conjuntura demarca um novo tempo histórico que desafia a Educação Ambiental a dialogar com esse quadro emergencial que tem como fundamento a necropolítica ecocida. O tempo presente cobra da Educação Ambiental a ressignificação de seus propósitos: apenas uma reformulação paradigmática que rompa com o conservadorismo pedagógico que deixou a Educação Ambiental subserviente ao interesse do Capital e instrumental ao Mercado, que forma cidadãos ecológicos passivos e conformados, poderá trazer respostas promissoras para a alteração desse quadro.

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Biografia do Autor

Philippe Pomier Layrargues, Universidade de Brasília, Brasília, DF

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. É Professor Adjunto do curso de Gestão Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), campus Planaltina, e pesquisador do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS) e do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental da Universidade de Mato Grosso (GPEA-UFMT).

Mais informações: Currículo Lattes

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Publicado

28-07-2020

Como Citar

Layrargues, P. P. (2020). Pandemias, colapso climático, antiecologismo: Educação Ambiental entre as emergências de um ecocídio apocalíptico . Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(4), 1–30. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10861

Edição

Seção

Edição Especial
Recebido: 2020-06-30
Aceito: 2020-07-26
Publicado: 2020-07-28