Série III: RESULTADOS DE PESQUISAS

Authors

  • Anais do XVII EPEA Comissão Organizadora:

Keywords:

ANAIS DO XVII EPEA - RESULTADOS DE PESQUISAS

Abstract

O EPEA se constitui em um tradicional evento que visa fortalecer redes de pesquisas e ações no campo da Educação Ambiental (EA), entendida como um processo permanente pelo qual se constrói valores, atitudes e hábitos necessários ao convívio social, na perspectiva de equilíbrio com os ambientes.

Sob a responsabilidade de instituições locais, os EPEAs começaram a ser realizados a partir de 1998 com a disposição de tornarem-se um fórum de discussão sobre a Educação Ambiental. Desde 2004, a Rede Paranaense de Educação Ambiental – REA-PR vem participando do EPEA, facilitando a dinâmica de comunicação, construção e disseminação do conhecimento entre os enredados. Todavia, devido à constância na realização dos Encontros e ao nível aprofundado de reflexão e discussão promovidas ao longo desse período de 21 anos de existência, gradativamente o EPEA foi sendo frequentado por profissionais que atuam em demais regiões do país, bem como no exterior, além daqueles atuantes no Estado.

Desta forma, desde o ano de 2017, por diversas manifestações, o EPEA assumiu caráter internacional, compondo em seu repertório um Colóquio Internacional de Educação Ambiental e um Fórum das Redes de Educação Ambiental do Paraná. Em sua 17ª edição, o evento, em 2019, tem como sede a cidade de Londrina, no Norte do Estado do Paraná e está sendo coordenado por várias instituições parceiras no reconhecimento da interdependência e influência recíproca entre os diversos elementos que compõem o ambiente. Desta forma, no âmbito da EA, o EPEA prioriza a permuta de conhecimentos acerca da cultura, da ciência e da técnica, do comércio e das vivências em seus diferentes contextos e realidades.

Na edição de 2019, o encontro pretende refletir e dialogar sobre os rumos e alternativas para a melhoria da relação entre a sociedade e seu ambiente, na perspectiva de avaliação das políticas públicas. O tema orientador dos debates está pautado nos 20 anos da Política Nacional de Educação Ambiental, considerando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento remete aos assuntos tratados nos ODS, relacionados principalmente com a segurança alimentar e a agricultura, a saúde, a energia, a água e o saneamento, os padrões sustentáveis de produção e de consumo, a mudança do clima, as cidades sustentáveis, a proteção e o uso sustentável dos ecossistemas, o crescimento econômico inclusivo, a governança e os meios de implementação.

O EPEA 2019 está estruturado em torno de cinco eixos temáticos a partir da Lei 9.795/99 de instituição da Política Nacional de Educação Ambiental, como componente essencial e permanente da educação nacional, presente de forma articulada nos processos educativos em âmbito formal e não-formal. Em seu conjunto, serão realizadas conferências, mesas de debates, apresentação de trabalhos acadêmicos, relatos de experiências sociais e comunitárias, oficinas, minicursos e exposições diversas.

Como citar: Sobrenome 1, A.; Sobrenome 2, B. Título do trabalho ou resumo. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 15, n.2, Anais do XVII Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA), p. X, 2020.

Author Biography

  • Anais do XVII EPEA, Comissão Organizadora:

    Jeani Delgado Paschoal Moura

    Patrícia de Oliveira Rosa-Silva

    Léia Aparecida Veiga

    Andrea Cristina Fontes Silva

    Edineia Vilanova Grizio-Orita

    Tatiane Cristina Dal Bosco

     

    Coordenação Editorial

    Zysman Neiman

References

ANAIS DO XVII EPEA - RESULTADOS DE PESQUISAS

Published

2020-04-15

Issue

Section

Edição Completa

How to Cite

XVII EPEA, Anais do. Série III: RESULTADOS DE PESQUISAS. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 15, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10546. Acesso em: 5 dec. 2025.