Série III: RESULTADOS DE PESQUISAS

  • Anais do XVII EPEA Comissão Organizadora:
Palavras-chave: ANAIS DO XVII EPEA - RESULTADOS DE PESQUISAS

Resumo

O EPEA se constitui em um tradicional evento que visa fortalecer redes de pesquisas e ações no campo da Educação Ambiental (EA), entendida como um processo permanente pelo qual se constrói valores, atitudes e hábitos necessários ao convívio social, na perspectiva de equilíbrio com os ambientes.

Sob a responsabilidade de instituições locais, os EPEAs começaram a ser realizados a partir de 1998 com a disposição de tornarem-se um fórum de discussão sobre a Educação Ambiental. Desde 2004, a Rede Paranaense de Educação Ambiental – REA-PR vem participando do EPEA, facilitando a dinâmica de comunicação, construção e disseminação do conhecimento entre os enredados. Todavia, devido à constância na realização dos Encontros e ao nível aprofundado de reflexão e discussão promovidas ao longo desse período de 21 anos de existência, gradativamente o EPEA foi sendo frequentado por profissionais que atuam em demais regiões do país, bem como no exterior, além daqueles atuantes no Estado.

Desta forma, desde o ano de 2017, por diversas manifestações, o EPEA assumiu caráter internacional, compondo em seu repertório um Colóquio Internacional de Educação Ambiental e um Fórum das Redes de Educação Ambiental do Paraná. Em sua 17ª edição, o evento, em 2019, tem como sede a cidade de Londrina, no Norte do Estado do Paraná e está sendo coordenado por várias instituições parceiras no reconhecimento da interdependência e influência recíproca entre os diversos elementos que compõem o ambiente. Desta forma, no âmbito da EA, o EPEA prioriza a permuta de conhecimentos acerca da cultura, da ciência e da técnica, do comércio e das vivências em seus diferentes contextos e realidades.

Na edição de 2019, o encontro pretende refletir e dialogar sobre os rumos e alternativas para a melhoria da relação entre a sociedade e seu ambiente, na perspectiva de avaliação das políticas públicas. O tema orientador dos debates está pautado nos 20 anos da Política Nacional de Educação Ambiental, considerando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento remete aos assuntos tratados nos ODS, relacionados principalmente com a segurança alimentar e a agricultura, a saúde, a energia, a água e o saneamento, os padrões sustentáveis de produção e de consumo, a mudança do clima, as cidades sustentáveis, a proteção e o uso sustentável dos ecossistemas, o crescimento econômico inclusivo, a governança e os meios de implementação.

O EPEA 2019 está estruturado em torno de cinco eixos temáticos a partir da Lei 9.795/99 de instituição da Política Nacional de Educação Ambiental, como componente essencial e permanente da educação nacional, presente de forma articulada nos processos educativos em âmbito formal e não-formal. Em seu conjunto, serão realizadas conferências, mesas de debates, apresentação de trabalhos acadêmicos, relatos de experiências sociais e comunitárias, oficinas, minicursos e exposições diversas.

Como citar: Sobrenome 1, A.; Sobrenome 2, B. Título do trabalho ou resumo. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 15, n.2, Anais do XVII Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA), p. X, 2020.

Biografia do Autor

Anais do XVII EPEA, Comissão Organizadora:

Jeani Delgado Paschoal Moura

Patrícia de Oliveira Rosa-Silva

Léia Aparecida Veiga

Andrea Cristina Fontes Silva

Edineia Vilanova Grizio-Orita

Tatiane Cristina Dal Bosco

 

Coordenação Editorial

Zysman Neiman

Referências

ANAIS DO XVII EPEA - RESULTADOS DE PESQUISAS
Publicado
2020-04-15
Como Citar
XVII EPEA, A. do. (2020). Série III: RESULTADOS DE PESQUISAS. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(2). Recuperado de https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10546
Seção
Edição Completa