Environmental History and society's participation in the construction of an interpretive track

Authors

  • Aline Schú Unversidade de Passo Fundo
  • Jaime Martinez Universidade de Passo Fundo
  • Marcos Gerhardt Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10194

Keywords:

Environmental Interpretation; João Alberto Xavier da Cruz Municipal Natural Park; Oral History

Abstract

Protected areas are spaces that can provide people to reconnect with nature. This article reports the construction of a guided interpretive trail in the João Alberto Xavier da Cruz Municipal Natural Park (PNMJ) of Carazinho, Rio Grande do Sul, Brazil, based on memories collected through Oral History and employing the conceptual references of Environmental History. A pilot test was applied and the activity became part of the Conservation Unit's Public Use Program. By involving society in the construction of environmental interpretation proposals for protected areas, feelings of identity and belonging to these spaces can be strengthened.

Author Biographies

  • Aline Schú, Unversidade de Passo Fundo

    Mestre em Ciências Ambientais (UPF, 2019). Programa de pós-graduação em Ciências Ambientais, Universidade de Passo Fundo, Instituto de Ciências Biológicas, Passo Fundo, RS, Brasil. Rua Jacob Claudino Rech, 184, Bairro Santo Antônio, CEP 99500-000, Carazinho, RS.

  • Jaime Martinez, Universidade de Passo Fundo

    Doutor em Ecologia, Manejo e Conservação da Vida Silvestre (UFMG, 2007). Professor titular no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade de Passo Fundo, Instituto de Ciências Biológicas, Passo Fundo, RS, Brasil. Rua Presidente Vargas, 190, Centro, CEP 99500-000, Carazinho, RS.

  • Marcos Gerhardt, Universidade de Passo Fundo

    Doutor em História (UFSC, 2013). Professor Adjunto no Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de Passo Fundo (UPF). Av. Brasil Leste, 2375, Caixa Postal 3010, Bairro Petrópolis, 99.050-970, Passo Fundo, RS.

References

BRASIL. Decreto Legislativo nº 2, de 05 de junho de 1992. Convenção Sobre Diversidade Biológica. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/sbf_chm_rbbio/_arquivos/cdbport_72.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2017.

BRASIL. Diretrizes para visitação em Unidades de Conservação. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Biodiversidade e Florestas. Departamento de Áreas Protegidas. Brasília, 2007. Disponível em: <https://www.mma.gov.br/estruturas/ascom_boletins/_arquivos/livro.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2020.

BRASIL. Portaria nº 375, de 19 de setembro de 2018. Institui a Política de Patrimônio Cultural Material do Iphan e dá outras providências. Disponível em: <http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-375-de-19-de-setembro-de-2018-41601031>. Acesso em: 14 out. 2019.

GERHARDT, M.; NODARI, E.S. Patrimônio ambiental, História e biodiversidade. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, Anápolis, v.5, n.3, p.54-71, jul./dez. 2016.

HÜNING, C. Entrevista concedida a Aline Schú. Carazinho, 23 jul. 2018. [A entrevista encontra-se gravada no acervo da autora].

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Mapa da área de aplicação da Lei 11.428 de 2006. 2012. Escala: 1:5.000.000. Disponível em: <http://geoftp.ibge.gov.br/informacoes_ambientais/estudos_ambientais/biomas/mapas/lei11428_mata_atlantica.pdf>.Acesso em: 14 abr. 2020.

IKEMOTO, S.M. et al. Avaliação do potencial interpretativo da trilha do jequitibá, Parque Estadual dos Três Picos, Rio de Janeiro. Sociedade & Natureza. Uberlândia. 21 (3): 271-287, 2009.

KUSSLER, A.L. Entrevista concedida a Aline Schú. Carazinho, 23 jul. 2018. [A entrevista encontra-se gravada no acervo da autora].

LIMA-GUIMARÃES, S.T.Trilhas Interpretativas e Vivências na natureza: aspectos relacionados à percepção e interpretação da paisagem. Caderno de Geografia. v. 20. n. 33. 2010.

LOPES, M.R.O. Entrevista concedida a Aline Schú. Carazinho, 13 mar. 2019. [A entrevista encontra-se gravada no acervo da autora].

LUZ, S.R.D. Entrevista concedida a Aline Schú. Carazinho, 15 jan. 2019. [A entrevista encontra-se gravada no acervo da autora].

MARTINEZ, J. et al. A trilha interpretativa como recurso didático na Educação Básica. In: STURM, Luciane et al (Org.). Qualidade do Ensino na Educação Básica: Contribuições das ciências da natureza, da matemática e de suas tecnologias. Passo Fundo: Upf, 2015. 272 p.

MEDEIROS, R. Evolução das tipologias e categorias de áreas naturais protegidas no Brasil. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v.IX, n. 1, p.40-64, jun. 2006.

PÁDUA, J.A. As bases teóricas da História Ambiental. Estudos Avançados, São Paulo, v. 24, n. 68, 2010.

PRESTES, N.P. Entrevista concedida a Aline Schú. Carazinho, 29 maio, 2019. [A entrevista encontra-se gravada no acervo da autora].

ROVAI, M.G.O. Tradição oral e patrimônio imaterial: o papel da memória na luta por políticas públicas na Comunidade de Canárias, Maranhão. Revista Resgate. Vol. XXI, p. 7-16, 2013.

SNUC. Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Lei n. 9.985, de 18 de julho de 2000. Brasília: MMA/SBF, 2000, (32 p.) Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9985.htm>. Acesso em: 26 nov. 2017.

SUCKAU, V.A. Entrevista concedida a Aline Schú. Carazinho, 02 ago. 2018. [A entrevista encontra-se gravada no acervo da autora].

TILDEN, F. Interpreting our heritage. North Carolina: The University of North Carolina Press, 1977. Disponível em: <https://is.muni.cz/el/1421/podzim2017/MUI_338/Interpreting_Our_Heritage__Chapel_Hill_Books_.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2020.

TOLEDO, S.S. Entrevista concedida a Aline Schú. Carazinho, 09 jan. 2019. [A entrevista encontra-se gravada no acervo da autora].

VARINE, H. O tempo social. Tradução Fernanda Camargo-Moro e Lourdes Rego Novaes. Rio de Janeiro: Eça Editora, 1987.

VARINE, H. As raízes do futuro - O patrimônio a serviço do desenvolvimento local. Tradução Maria de Lourdes Parreiras Horta. Porto Alegre: Medianiz, 2013.

VASCONCELLOS, J.M.O. Avaliação da visitação pública e da eficiência de diferentes tipos de trilhas interpretativas no Parque Estadual Pico do Marumbi e Reserva Natural Salto Morato - PR. 1998. 163 f. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1998. Disponível em: <https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/25417>. Acesso em: 08 jan. 2020.

VASCONCELLOS, J.M.O Trilhas interpretativas: aliando educação e recreação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. Anais. Curitiba: UNILIVRE. v.1. p. 465-477, 1997.

VIDAL, P.G. Entrevista concedida a Aline Schú. Carazinho, 30 jan. 2019. [A entrevista encontra-se gravada no acervo da autora].

Published

2020-08-21

Issue

Section

Artigos

How to Cite

SCHÚ, Aline; MARTINEZ, Jaime; GERHARDT, Marcos. Environmental History and society’s participation in the construction of an interpretive track. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 15, n. 5, p. 1–19, 2020. DOI: 10.34024/revbea.2020.v15.10194. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10194. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2020-01-08
Accepted 2020-03-11
Published 2020-08-21