Semana do meio ambiente: desenvolvimento de atividades lúdicas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Nathália Hernandes Turke Universidade Estadual de Londrina
  • Hemilyn da Silva Meneguete Faculdade Catuaí
  • Elizabete Hernandes Marconi Soares Turke Rede municipal de Bom Sucesso
  • Angélica Florenzano Penha Universidade Estadual de Londrina
  • Virgínia Iara de Andrade Maistro Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9969

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Conservação, Ludicidade, Sensibilização Ambiental

Resumo

Este trabalho traz resultados acerca de aulas desenvolvidas durante os meses de maio e junho de 2019, expostas e apresentadas na semana do meio ambiente, com 143 estudantes da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola municipal, na cidade de Bom Sucesso, estado do Paraná, tendo como objetivo apontar a importância de trabalhar Educação Ambiental de maneira lúdica. Para tanto, foram desenvolvidas aulas com a utilização de música, paródia, poesia, filme, vídeos, bem como confecção de cartazes. É possível afirmar que, a partir das discussões ocorridas durante o processo, as crianças foram sensibilizadas quanto ao tema e passaram a questionar suas atitudes e de pessoas próximas perante o meio ambiente.

Biografia do Autor

  • Nathália Hernandes Turke, Universidade Estadual de Londrina

    Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina. Licenciatura em Pedadogia pela UNIFIEO. Especialização em Educação Ambiental. Especialização em Metodologias e Práticas para o Ensino Fundamental. Especialização em Diversidade Biológica. Mestranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina.

  • Hemilyn da Silva Meneguete, Faculdade Catuaí

    Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Catuaí.

  • Elizabete Hernandes Marconi Soares Turke, Rede municipal de Bom Sucesso

    Graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Jandaia do Sul. Especialização em Transtornos Globais do Desenvolvimento. Especialização em Educação Especial. 

  • Angélica Florenzano Penha, Universidade Estadual de Londrina

    Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina.

  • Virgínia Iara de Andrade Maistro, Universidade Estadual de Londrina

    Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina. Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Professora estatuária da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

25-08-2020

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

TURKE, Nathália Hernandes; MENEGUETE, Hemilyn da Silva; TURKE, Elizabete Hernandes Marconi Soares; PENHA, Angélica Florenzano; MAISTRO, Virgínia Iara de Andrade. Semana do meio ambiente: desenvolvimento de atividades lúdicas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 15, n. 5, p. 381–390, 2020. DOI: 10.34024/revbea.2020.v15.9969. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/9969. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2019-11-11
Aprovado 2020-06-08
Publicado 2020-08-25