Representações sociais de professores do ensino superior: um estudo de caso em Educação Ambiental

Autores

  • Adalberto Ferdnando Inocêncio Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9840

Palavras-chave:

Meio ambiente. Representações Sociais. Educação Ambiental.

Resumo

O recorte analítico desta pesquisa buscou investigar as Representações Sociais (RS) que professores do curso de Ciências Biológicas tem do conceito de meio ambiente A hipótese foi a de que, com base nas RS que se tem sobre meio ambiente, inferem-se abordagens de Educação Ambiental (EA). Na perspectiva das RS meio ambiente não é entendido como conceito científico, mas uma terminologia permeada por representações circulantes em uma determinada sociedade. Para a coleta de dados, contou-se com uma entrevista estruturada composta de sete questões, direcionada a onze professores Os resultados são apresentados em núcleos distintos, categorizados conforme as RS diferentes que assumem. Notou-se o predomínio de RS de meio ambiente como um lugar físico, aproximando-se do conceito científico de ecossistema.

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Publicado

07-12-2019

Como Citar

Inocêncio, A. F. (2019). Representações sociais de professores do ensino superior: um estudo de caso em Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(4), 143–158. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9840

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-10-05
Aceito: 2019-11-07
Publicado: 2019-12-07