Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável na formação em Ciências Contábeis

Autores

  • Josicleide de Amorim Pereira Moreira Universidade Federal de Alagoas
  • Alison Ítalo de Souza Melo Universidade Federal de Alagoas
  • Esdras dos Santos Carvalho Universidade Federal de Alagoas
  • Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra Universidade Federal da Paraíba
  • Raimundo Aprígio Menezes Júnior Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9735

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Contabilidade Ambiental, Ciências Contábeis

Resumo

Este trabalho verificou se o curso de Ciências Contábeis de uma universidade federal do sertão alagoano propicia a Educação Ambiental com vistas ao desenvolvimento sustentável.  Para tanto, adotou-se a pesquisa descritiva, com método quantitativo para a abordagem do problema, tendo sido aplicado um questionário junto aos formandos para a coleta de dados. Os resultados obtidos apontam que o curso pesquisado não propicia a Educação Ambiental de forma transversal e que, em sua maior parte, os discentes que tiveram acesso às temáticas sobre questões ambientais e do desenvolvimento sustentável foram aqueles que cursaram a disciplina Contabilidade Ambiental, intuindo-se que ela contempla a temática socioambiental.

Biografia do Autor

  • Josicleide de Amorim Pereira Moreira, Universidade Federal de Alagoas

    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - UFPB e docente do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas.

  • Alison Ítalo de Souza Melo, Universidade Federal de Alagoas

    Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Alagoas

  • Esdras dos Santos Carvalho, Universidade Federal de Alagoas

    Mestre em Ciências Contábeis e docente do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas

  • Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Universidade Federal da Paraíba

    Pós-doutora pela Universidade do Porto; Doutora em Educação pela UFPB; docente do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba; Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) da UFPB.

  • Raimundo Aprígio Menezes Júnior, Universidade Federal da Paraíba

    Doutor em Engenharia Mecânica pela UFPB; docente do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba; Professor Permanente do quadro do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - UFPB.

     

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Publicado

22-05-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MOREIRA, Josicleide de Amorim Pereira; MELO, Alison Ítalo de Souza; CARVALHO, Esdras dos Santos; GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira; MENEZES JÚNIOR, Raimundo Aprígio. Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável na formação em Ciências Contábeis. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 15, n. 3, p. 73–91, 2020. DOI: 10.34024/revbea.2020.v15.9735. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/9735. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2019-09-12
Aprovado 2020-03-01
Publicado 2020-05-22