Comportamento pró-ambiental e coleta seletiva: um estudo de caso com moradores de Cariacica (eES)

PRO-ENVIRONMENTAL BEHAVIOR AND SELECTIVE COLLECTION: A CASE STUDY WITH CARIACICA-ESPÍRITO SANTO RESIDENTS

  • Rita Barcelos da Silva Faculdade Vale do Cricaré - São Mateus ES
  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Paula Silva Lúcio Faculdade Vale do Cricaré - São Mateus/ES
  • Roberta Decarli Bof Faculdade Vale do Cricaré - São Mateus/ ES
  • José Geraldo Ferreira da Silva Faculdade Vale do Cricaré - São Mateus/ES
Palavras-chave: Coleta Seletiva; Sensibilização Ambiental; Lixo.

Resumo

O crescimento populacional acelerado, aliado ao padrão de consumo exacerbado, tem desencadeado um aumento significativo na produção de resíduos, além de problemas alarmantes ocasionados pela destinação inadequada do lixo em escala global. Os agravos relacionados ao excesso de lixo são muitos, a saber: doenças, degradação da natureza, extinção de espécies dentre outros aspectos. Observa-se que poucas pessoas têm envolvimento com as questões ambientais, tão pouco há interesse em minimizar os desastres causados à natureza. Neste ínterim, este trabalho objetiva investigar a visão de moradores do município de Cariacica (ES), acerca da relevância da coleta seletiva como uma ação pró-ambiental. O estudo realizado é de base quali-quantitativa, calcado em estudo de caso, com aplicação de questionários aos moradores residentes em nove bairros distintos do município. A partir dos dados levantados foi possível apreender que os moradores da região investigada, demonstram pouco envolvimento/ comprometimento com a destinação adequada do lixo. Ademais, a própria incipiência de informações e ações de sensibilização ambiental, faz com que a maioria dos entrevistados desconheça aspectos relacionados à reciclagem ou separação de resíduos, o que dificulta a efetivação de uma ação de coleta seletiva. Diante deste cenário, faz-se necessário que o município desenvolva ações de sensibilização ambiental integradas a programas de incentivo, possibilitando a difusão de informação e formação, para então transformar pessoas, em seus aspectos atitudinais e éticos.

 

Biografia do Autor

Rita Barcelos da Silva, Faculdade Vale do Cricaré - São Mateus ES

Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação - Faculdade Vale do Cricaré - São Mateus ES. 2019. Licenciada em Letras Português- Centro Universitário Internacional – 2017. Professora de língua portuguesa da rede Estadual de Educação. 

Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando e mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES). Biólogo pela Ufes. Professor do curso de pedagogia e de cursos da área da saúde da Faculdade Multivix (Cariacica/ES). Professor de Ciências da rede Estadual de Educação do Espírito Santo (SEDU). Pesquisador do GEPEI-UFES. 

Ana Paula Silva Lúcio, Faculdade Vale do Cricaré - São Mateus/ES

Cursa mestrado profissisonal em Ciência, tecnologia e educação na Faculdade Vale do Cricaré - São Mateus/ES. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Claretiano de Vitória. Bacharel em direito pela Faculdade Doctum de Vitória. 

 

Roberta Decarli Bof, Faculdade Vale do Cricaré - São Mateus/ ES

Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação - Faculdade Vale do Cricaré - São Mateus/ES. Licenciada  em Letras Português/Inglês - Faculdade de Aracruz - ES. Professora da rede Municipal de Educação de Ibiraçu. 

José Geraldo Ferreira da Silva, Faculdade Vale do Cricaré - São Mateus/ES

Professor da Faculdade Vale do Cricaré e pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa (Incaper). Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa.

Referências

BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental, Lei 9795. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 27 abr. 1999.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente Compostagem doméstica, comunitária e institucional de resíduos orgânicos: manual de orientação / Ministério do Meio Ambiente, Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo, Serviço Social do Comércio. -- Brasília, DF: MMA, 2017.

CHIERRITO-ARRUDA, E. et al. Comportamento pró-ambiental e reciclagem: revisão de literatura e apontamentos para as políticas públicas. Ambient. soc., São Paulo, v. 21, 2018.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.

MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

MOUSINHO, P. Glossário. In: Trigueiro, A. (Coord.) Meio ambiente no século 21. Rio de Janeiro. Sextante. 2003.

RIBEIRO, L. C. S. et al. Aspectos econômicos e ambientais da reciclagem: um estudo exploratório nas cooperativas de catadores de material reciclável do estado do Rio de Janeiro. Nova Economia, v. 24, n. 1, p. 191-214, 2014.
SANTOS, Z. Coleta Seletiva e Responsabilidade Social: O caso da cooperativa de reciclagem, trabalho e produção - CORTRAP, em Brasília. Câmara dos Deputados. Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados. Centro de Documentação e Informação. Coordenação de Biblioteca. 2011.

SCHWANKE, Cibele. Ambiente: conhecimentos e práticas [recurso eletrônico]/ Organizadora. - Dados eletrônicos. - Porto Alegre: Brooman, 2013.

SCOTTINI, Alfredo. Dicionário escolar da língua portuguesa: 60.000 verbetes. Blumenau, SC: Todolivro Editora, 2014.

SOUZA, R. A. de. Coleta seletiva-escolar: o reaproveitamento de resíduos sólidos no ambiente escolar. 2015. 67f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais). Universidade Camilo Castelo Branco, Fernandópolis, São Paulo.

SPARKS, P.; JESSOP, D. C.; CHAMPMAN, J.; HOLMES, K. Holmes K. Pro-environmental actions, climate change, and defensiveness: do self-affirmations make a difference to people’s motives and beliefs about making a difference? Br J Soc Psychol 2010, 49:553–568.

TRISTÃO, MARTHA. Tecendo os fios da educação ambiental: o subjetivo e o coletivo, o pensado e o vivido. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 2, 2005, pp. 251-264.

WELDFORD, R. Environmental strategy and sustainable development. Londres: Routledge, 1995.
Publicado
2019-09-16
Como Citar
Barcelos da Silva, R., Araújo, M. P. M., Lúcio, A. P. S., Bof, R. D., & Silva, J. G. F. da. (2019). Comportamento pró-ambiental e coleta seletiva: um estudo de caso com moradores de Cariacica (eES). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(3), 260-275. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9608
Seção
Artigos