Relação infância e natureza: a percepção de crianças acerca do meio ambiente e cuidado ambiental

Autores

  • Danielle Fernandes de Araújo Oliveira Universidade Potiguar- UnP
  • Francisca Lúcia França Garcia Universidade Potiguar- UnP
  • Hellen Chrystianne Lucio Barros Universidade Potiguar - UnP

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14675

Palavras-chave:

Percepção ambiental; Crianças; Cuidado ambiental; Roda de conversa.

Resumo

O estudo teve como objetivo compreender a percepção infantil acerca do meio ambiente e do cuidado ambiental. Esta pesquisa, qualitativa e exploratória, contou com a participação de 26 crianças matriculadas no 5º ano de uma escola pública. Os dados foram coletados através da roda de conversa mediada por recursos lúdicos e interpretados a partir da análise de conteúdo temática de base interpretativa. Os resultados foram apresentados a partir dos seguintes eixos: a) definições de cuidado ambiental; b) afetos ligados ao cuidado ambiental; c) ações de cuidado ambiental; d) cuidado ambiental: criança versus adulto. Conclui-se que as crianças entendem e praticam ações de cuidado, tornando-se agentes promotoras da Educação Ambiental entre os pares e os adultos.

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Publicado

18-08-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Relação infância e natureza: a percepção de crianças acerca do meio ambiente e cuidado ambiental. (2023). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(5). https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14675
Recibido 2022-12-12
Aprovado 2023-03-27
Publicado 2023-08-18