As compreensões de Educação Ambiental e Educação Profissional no Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFSul

Palavras-chave: Educação ambiental, educação profissional, gestão ambiental

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre as compreensões de Educação Ambiental e Educação Profissional de onze concluintes do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Os alunos foram entrevistados e metodologicamente utilizou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que há compreensões de uma cisão existente entre o homem e a natureza, o trabalho como exploração da natureza causando impactos e a formação relacionada aos interesses mercadológicos. Estas compreensões implicam em perspectivas de uma Educação Ambiental voltada ao mercado através da conscientização para diminuir os impactos ambientais e de uma Educação Profissional voltada ao processo produtivo.

Biografia do Autor

Christiano Nogueira, Universidade Federal do Paraná
Professor do Programa de Pós-graduação em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais - Pólo UFPR
Susana Molon, Universidade Federal do Rio Grande
Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental
Publicado
2018-06-30
Como Citar
Nogueira, C., & Molon, S. (2018). As compreensões de Educação Ambiental e Educação Profissional no Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFSul. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(2), 195-213. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2442
Seção
Artigos