As compreensões de Educação Ambiental e Educação Profissional no Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFSul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2442

Palavras-chave:

Educação ambiental, educação profissional, gestão ambiental

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre as compreensões de Educação Ambiental e Educação Profissional de onze concluintes do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Os alunos foram entrevistados e metodologicamente utilizou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que há compreensões de uma cisão existente entre o homem e a natureza, o trabalho como exploração da natureza causando impactos e a formação relacionada aos interesses mercadológicos. Estas compreensões implicam em perspectivas de uma Educação Ambiental voltada ao mercado através da conscientização para diminuir os impactos ambientais e de uma Educação Profissional voltada ao processo produtivo.

Biografia do Autor

  • Christiano Nogueira, Universidade Federal do Paraná
    Professor do Programa de Pós-graduação em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais - Pólo UFPR
  • Susana Molon, Universidade Federal do Rio Grande
    Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental

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Publicado

30-06-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

As compreensões de Educação Ambiental e Educação Profissional no Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFSul. (2018). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(2), 195-213. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2442
Recibido 2017-06-07
Aprovado 2018-05-30
Publicado 2018-06-30