Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduação

Autores

  • Izabel Cristina Feijó de Andrade UNIPLAC
  • Marina Patricio de Arruda uniplac
  • Lucia Cecatto de Lima uniplac

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2385

Palavras-chave:

Ambientalização Curricular, Educação para Inteireza, Matrizes Curriculares, Cursos de Graduação.

Resumo

O diálogo entre Educação para Inteireza e Ambientalização Curricular se faz necessário tendo em vista a necessidade de implementação efetiva da Educação Ambiental (EA) nas Instituições de Ensino Superior (IES) e a formação de educadores ambientais. O objetivo desse estudo foi identificar indícios de ambientalização por meio da análise dos documentos curriculares; ementas das disciplinas dos cursos de graduação de uma Universidade Comunitária do interior de SC. Para ampliar nosso olhar nessa direção optamos por realizar um levantamento, tipo “estudo de caso” no qual o procedimento utilizado para a coleta de dados incluiu análise documental das matrizes curriculares dos cursos de graduação de uma Universidade comunitária. A técnica utilizada para a análise dos dados foi a “Análise de Conteúdo” proposta por Bardin (2009). O exposto permitiu detectar o caminho, até então, percorrido por essa instituição de ensino para a inserção do tema educação ambiental em documentos curriculares. Observamos após esse breve estudo que na sociedade como na Universidade, a Educação Ambiental diz respeito a um processo de longo prazo por incluir debates, reforma de pensamento, dilemas da participação dos vários processos de ensino, pesquisa, extensão e gestão nas questões de meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabel Cristina Feijó de Andrade, UNIPLAC

doutora

Marina Patricio de Arruda, uniplac

doutora

Lucia Cecatto de Lima, uniplac

doutora

Downloads

Publicado

30-03-2018

Como Citar

Andrade, I. C. F. de, Arruda, M. P. de, & Lima, L. C. de. (2018). Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduação. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(1), 240–261. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2385

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2017-02-08
Aceito: 2018-03-05
Publicado: 2018-03-30