Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduação

Authors

  • Izabel Cristina Feijó de Andrade UNIPLAC
  • Marina Patricio de Arruda uniplac
  • Lucia Cecatto de Lima uniplac

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2385

Keywords:

Ambientalização Curricular, Educação para Inteireza, Matrizes Curriculares, Cursos de Graduação.

Abstract

O diálogo entre Educação para Inteireza e Ambientalização Curricular se faz necessário tendo em vista a necessidade de implementação efetiva da Educação Ambiental (EA) nas Instituições de Ensino Superior (IES) e a formação de educadores ambientais. O objetivo desse estudo foi identificar indícios de ambientalização por meio da análise dos documentos curriculares; ementas das disciplinas dos cursos de graduação de uma Universidade Comunitária do interior de SC. Para ampliar nosso olhar nessa direção optamos por realizar um levantamento, tipo “estudo de caso” no qual o procedimento utilizado para a coleta de dados incluiu análise documental das matrizes curriculares dos cursos de graduação de uma Universidade comunitária. A técnica utilizada para a análise dos dados foi a “Análise de Conteúdo” proposta por Bardin (2009). O exposto permitiu detectar o caminho, até então, percorrido por essa instituição de ensino para a inserção do tema educação ambiental em documentos curriculares. Observamos após esse breve estudo que na sociedade como na Universidade, a Educação Ambiental diz respeito a um processo de longo prazo por incluir debates, reforma de pensamento, dilemas da participação dos vários processos de ensino, pesquisa, extensão e gestão nas questões de meio ambiente.

Author Biographies

  • Izabel Cristina Feijó de Andrade, UNIPLAC
    doutora
  • Marina Patricio de Arruda, uniplac
    doutora
  • Lucia Cecatto de Lima, uniplac
    doutora

Published

2018-03-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

ANDRADE, Izabel Cristina Feijó de; ARRUDA, Marina Patricio de; LIMA, Lucia Cecatto de. Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduação. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 240–261, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2385. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2385. Acesso em: 9 dec. 2025.
Received 2017-02-08
Accepted 2018-03-05
Published 2018-03-30