Contribuições do projeto de Educação Ambiental “Clube Tetéia” da Fundação Parque Zoológico de São Paulo para o envelhecimento ativo e a inclusão social de idosos

Autores

  • Kátia Gisele de Oliveira Rancura Chefe da Divisão de Educação e Difusão da Fundação Parque Zoológico de São Paulo
  • Lilian Rocha de Oliveira Divisão de Educação e Difusão da Fundação Parque Zoológico de São Paulo
  • Bruna Toricelli Divisão de Educação e Difusão da Fundação Parque Zoológico de São Paulo
  • Camila Martins Universidade de São Paulo Instituto de Biociências Departamento de Zoologia Laboratório de Educação Ambiental e Formação de Educadores
  • Caio Henrique de Araújo Bissa Universidade Federal de São Carlos Departamento de Ciências Ambientais Laboratório de Educação Ambiental

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2211

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Práticas Educativas Intergeracionais, Idosos, Envelhecimento Ativo.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo trazer reflexões sobre projeto de Educação mbiental “Clube Tetéia” da Fundação Parque Zoológico de São Paulo a partir das percepções apresentadas pelas idosas participantes, no sentido de compreender suas potencialidades para a realização de práticas reflexivas e críticas de Educação Ambiental que valorizem a atuação, a troca de saberes e o envelhecimento ativo dos idosos. A pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa, na qual 16 idosas participaram de questionários aplicados durante a edição 2014 do Clube Tetéia. Dentre os resultados, destacamos o potencial de tal projeto para o processo de ensino-aprendizagem das participantes, além de sua contribuição para a inserção dos idosos na sociedade e na tomada de decisões acerca de questões ambientais.

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Biografia do Autor

Kátia Gisele de Oliveira Rancura, Chefe da Divisão de Educação e Difusão da Fundação Parque Zoológico de São Paulo

Bióloga e Mestre em Zoologia. Chefe da Divisão de Educação e Difusão da Fundação Parque Zoológico de São Paulo.

Lilian Rocha de Oliveira, Divisão de Educação e Difusão da Fundação Parque Zoológico de São Paulo

Bióloga Aprimoranda Nível II do Programa de Aprimoramento Profissional da Divisão de Educação e Difusão da Fundação Parque Zoológico de São Paulo

Bruna Toricelli, Divisão de Educação e Difusão da Fundação Parque Zoológico de São Paulo

Bióloga Aprimoranda Nível II do Programa de Aprimoramento Profissional da Divisão de Educação e Difusão da Fundação Parque Zoológico de São Paulo

Camila Martins, Universidade de São Paulo Instituto de Biociências Departamento de Zoologia Laboratório de Educação Ambiental e Formação de Educadores

Bióloga e Mestre em Conservação da Fauna. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (Modalidade: Ensino de Biologia) da Universidade de São Paulo. Vinculada ao Instituto de Biociências, Departamento de Zoologia, Laboratório de Educação Ambiental e Formação de Educadores

Caio Henrique de Araújo Bissa, Universidade Federal de São Carlos Departamento de Ciências Ambientais Laboratório de Educação Ambiental

Biólogo e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Conservação da Fauna (Universidade Federal de São Carlos e Fundação Parque Zoológico de São Paulo).

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Publicado

30-09-2016

Como Citar

Rancura, K. G. de O., Oliveira, L. R. de, Toricelli, B., Martins, C., & Bissa, C. H. de A. (2016). Contribuições do projeto de Educação Ambiental “Clube Tetéia” da Fundação Parque Zoológico de São Paulo para o envelhecimento ativo e a inclusão social de idosos. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 11(4), 269–288. https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2211

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2015-10-23
Aceito: 2016-09-26
Publicado: 2016-09-30