EXPERIÊNCIA PERMACULTURAL NO CONTEXTO ESCOLAR SOB O OLHAR DA COMPLEXIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20354

Palavras-chave:

Educação ambiental; Complexidade; Permacultura; Escola

Resumo


O artigo relata uma experiência permacultural no contexto escolar, abordando a emergência climática por meio da Educação Ambiental (EA) sob a perspectiva da complexidade de Edgar Morin. A pesquisa envolveu estudantes de uma escola pública e adotou uma abordagem teórico-prática, baseando-se nos princípios permaculturais de Mollison e Holmgren (1986). Durante o trabalho emergiram questões de ordem complexa, as quais foram analisadas segundo a Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2011). A integração entre a permacultura e a complexidade em projetos de EA mostrou-se como um caminho promissor para a efetivação de uma sociedade resiliente e apta a enfrentar as problemáticas socioambientais atuais.

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Publicado

01-07-2025

Como Citar

BOHACZUK, José Guilherme; ANTONIO, Juliana Mara; SANTOS, Bruna Carolina de Lima Siqueira dos. EXPERIÊNCIA PERMACULTURAL NO CONTEXTO ESCOLAR SOB O OLHAR DA COMPLEXIDADE. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 4, p. 69–87, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20354. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20354. Acesso em: 5 dez. 2025.