Educação Ambiental e monitoramento de rios: um olhar sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira., Joinville (SC)

Autores

  • Izabel da Silva Liberato Speckhahn Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE
  • Eduarda Heidrich Schweitzer Larsen Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE
  • Therezinha Maria Novais de Oliveira Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20217

Palavras-chave:

educação socioambiental, monitoramento de qualidade da água, recursos hídricos, escola

Resumo

A água é essencial para a vida, e a garantia de sua qualidade e quantidade depende do engajamento de toda a sociedade. Nesse contexto, o Projeto Monitorando os Rios têm como objetivo mobilizar estudantes e a comunidade escolar para questões ambientais, promovendo a conservação e preservação dos recursos hídricos através de atividades educativas e de formação socioambiental. Iniciado em 2018, o projeto é realizado em escolas municipais de Joinville (SC) localizadas na área da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira e é destinado a estudantes de 4º a 6º ano do ensino fundamental. Até o momento o projeto já contemplou 583 estudantes que foram certificados como “monitores de qualidade da água”, tendo ao longo dos encontros adquirido conhecimentos sobre a importância dos recursos hídricos, dos parâmetros de qualidade da água, dos impactos das atividades humanas na natureza e principalmente sobre práticas de conservação. Como resultado da participação no projeto os estudantes desenvolvem competências socioambientais, fortalecem o senso de responsabilidade coletiva e atuam como agentes multiplicadores no meio em que estão inseridos, disseminando as informações e as boas práticas aprendidas.

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Publicado

03-06-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

Educação Ambiental e monitoramento de rios: um olhar sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira., Joinville (SC). (2025). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 20(3), 217-230. https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20217
Recibido 2025-02-28
Aprovado 2025-04-08
Publicado 2025-06-03