A abordagem da temática “mudanças climáticas” no ensino secundário: uma análise comparativa entre Moçambique e Portugal

Autores

  • Afonso Rollings Samuel Malace Universidade Pedagógica de Maputo
  • António Armindo Rúben Monjane Universidade Pedagógica de Maputo
  • António Guerner Dias Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20056

Palavras-chave:

Aquecimento Global, Ensino Secundário, Moçambique, Portugal

Resumo

As mudanças climáticas constituem um dos grandes desafios para a humanidade, exigindo que os cidadãos estejam melhor formados nesta matéria. Neste contexto, o presente estudo faz uma análise do contributo dos currículos do ensino secundário, em Moçambique e em Portugal, na forma como esta temática é abordada. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa documental e bibliográfica. Da análise feita, constatou-se que os programas de ensino de Portugal e de Moçambique, preconizam a discussão de conteúdos sobre as mudanças climáticas, quer por meio de uma abordagem explícita, quer a abordagem apareça de forma implícita. Contudo, a temática das mudanças climáticas encontra-se, maioritariamente, prescrita nos programas de ensino de forma implícita.

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Publicado

03-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A abordagem da temática “mudanças climáticas” no ensino secundário: uma análise comparativa entre Moçambique e Portugal. (2025). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 20(3), 151-164. https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20056
Recibido 2025-02-06
Aprovado 2025-03-17
Publicado 2025-06-03