Há possibilidade de outra Educação Ambiental, além da capitaneada pelo Mercado Global?

Autores

  • Baltasar Fernandes Garcia Filho Faculdade de Tecnologia-Fatec Nilo de Stéfani de Jaboticabal-SP
  • Ismail Barra Nova de Melo Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19923

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Currículo, Experiência Profissional

Resumo

Na cidade de Jaboticabal (SP) trabalhei em todas as escolas estaduais. As atividades extraclasse eram frequentes em minhas aulas. Porém sempre me questionei se as minhas práticas desenvolviam estudantes críticos? No presente trabalho se apresenta uma parte da minha dissertação de mestrado. Por meio de um questionário coletou-se dados sobre a prática da Educação Ambiental. Para interpretação dos dados ancorou-se na pesquisa qualitativa. São poucos os trabalhos práticos com propostas dialógicas crítica. Prevalecem atividades tradicionais de reciclagem e consumo consciente. Contudo, a grande maioria dos professores não realizam trabalhos direcionados a Educação Ambiental.

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Publicado

01-08-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GARCIA FILHO, Baltasar Fernandes; MELO, Ismail Barra Nova de. Há possibilidade de outra Educação Ambiental, além da capitaneada pelo Mercado Global?. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 5, p. 383–401, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19923. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19923. Acesso em: 8 nov. 2025.