Educação Ambiental: análise da percepção dos docentes de uma escola pública de Ensino Médio em Quixadá (CE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19721

Palavras-chave:

Escola pública, Meio ambiente, Percepção ambiental, Conscientização

Resumo

O artigo apresenta um estudo de caso sobre as percepções de docentes acerca da Educação Ambiental (EA) em uma escola pública de ensino médio localizada em Quixadá (CE). A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório-descritivo, baseou-se nas respostas de um questionário aplicado aos professores. Os resultados mostraram que os docentes demonstraram grande interesse pelas questões ambientais e reconhecem a importância do ensino da EA, mas enfrentam dificuldades para implementá-la de maneira eficaz. Constatou-se a necessidade de maior investimento, tanto na capacitação contínua dos professores, quanto na disponibilização de recursos que possibilitem a integração adequada da EA no ambiente escolar. 

 

Biografia do Autor

  • Ana Joyce Oliveira Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestra em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

  • Mário Jeová dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

    Graduado em Ciências  Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

  • Kaira Emanuella Sales da Silva Leite, Universidade Estadual do Ceará

    Doutora e mestra em Ciências fisiológicas pela em pela Universidade Estadual do Ceará(UECE).

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Publicado

03-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação Ambiental: análise da percepção dos docentes de uma escola pública de Ensino Médio em Quixadá (CE). (2025). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 20(3), 183-197. https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19721
Recibido 2024-11-14
Aprovado 2025-04-08
Publicado 2025-06-03