Ciência cidadã e Educação Ambiental: uma experiência sobre leishmaniose com estudantes do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19687

Palavras-chave:

Cartografia participativa, Saúde pública, Engajamento cidadão, Desafios ambientais, Protagonismo juvenil

Resumo

Este trabalho explora o uso da ciência cidadã como uma ferramenta pedagógica no ensino de Ciências da Natureza e Educação Ambiental, destacando a importância da interdisciplinaridade. O projeto foi desenvolvido com 45 estudantes do sétimo ano de uma escola pública, que participaram ativamente de atividades de mapeamento e análise de focos de leishmaniose visceral em suas comunidades. Utilizando a plataforma Google My Maps para a cartografia participativa e visitas a um laboratório cidadão de ecologia, os estudantes integraram conhecimentos de biologia, geografia, saúde pública e cidadania, promovendo uma compreensão mais ampla dos desafios ambientais e sociais. A abordagem interdisciplinar adotada permitiu a construção de um processo de ensino-aprendizagem dinâmico e significativo, com ênfase no protagonismo juvenil e na construção coletiva do conhecimento. A partir do diálogo com suas comunidades e da análise crítica dos dados produzidos, os estudantes desenvolveram uma visão mais consciente e integrada sobre a relação entre o ambiente e a saúde pública. Os resultados demonstraram que a ciência cidadã, aliada à interdisciplinaridade, pode engajar os estudantes de forma prática e contextualizada, promovendo uma cidadania ativa e a compreensão crítica dos problemas territoriais e ambientais. O projeto reforça a necessidade de práticas educativas que transcendam as disciplinas tradicionais, articulando diferentes áreas do saber, para a formação de cidadãos comprometidos com a transformação social e a sustentabilidade.

Biografia do Autor

  • Renata Bernardes Faria Campos, Universidade Vale do Rio Doce

    Programa de Pós Graduação em Gestão Integrada do Território GIT/Univale

  • Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Universidade Vale do Rio Doce

    Programa de Pós Graduação em Gestão Integrada do Território GIT/Univale

  • Hernani Ciro Santana, Universidade Vale do Rio Doce

    Programa de Pós Graduação em Gestão Integrada do Território GIT/Univale

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Publicado

03-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ciência cidadã e Educação Ambiental: uma experiência sobre leishmaniose com estudantes do Ensino Fundamental. (2025). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 20(3), 327-337. https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19687
Recibido 2024-11-07
Aprovado 2025-03-18
Publicado 2025-06-03