Análise do planejamento da Educação Ambiental nas escolas de Breu Branco (PA) via matriz SWOT

Autores

  • Enayle Maria de Freitas Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Tucuruí https://orcid.org/0009-0009-8656-2015
  • Augusto da Gama Rego Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19614

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Projeto Político Pedagógico, Ensino Fundamental, Ferramenta SWOT

Resumo

O estudo diagnosticou como a Educação Ambiental é desenvolvida nas escolas de ensino fundamental de Breu Branco (PA). A matriz SWOT foi aplicada com base nos Projetos Político-Pedagógicos e em entrevistas com docentes e gestores. Identificaram-se abordagens fragmentadas e limitações como ausência de planejamento integrado, formação continuada e recursos. Destacaram-se, contudo, a valorização da temática e parcerias externas como oportunidades. A matriz demonstrou-se eficaz no diagnóstico e na formulação de um Plano Municipal de Educação Ambiental.

Biografia do Autor

  • Enayle Maria de Freitas Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Tucuruí

    Graduada em licenciatura em Matemática pela Faculdade Eduacional da Lapa (2021), em Licenciatura em Pedagogia pela Uniasselvi (2022) e em Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambientel pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Pará - campus Tucuruí (2024). Possui Especialização em Metodologia do Ensino da matemática e Especialização em Gestão Escolar pela Uniasselvi (ambas em 2023). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Desempenho em Sameamento e Meio Ambiente (DSANMA/IFPA), atuando nostemas "Desempenho de sistemas de Saneamento" e "Educação Ambiental"

Referências

ALVES, S.M. O tema transversal meio ambiente através de problemas contextualizados de estatística na etapa final do EJA. 2019. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo, Amazonas. Disponível em: <http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4349>. Acesso em: 11 jan. 2023.

ARAÚJO, M.G.; SCHWAMBORN, S.H.L. A Educação Ambiental em análise SWOT. Ambiente & Educação, v. 18, n. 2, p. 183-208, 2013.

ASANO, J.G.P.; POLETTO, R.S. Educação Ambiental: em busca de uma sociedade sustentável, e os desafios enfrentados nas escolas. Revista Caderno Pedagógico, v. 14, n. 1, 2017.

ASEVEDO, S.L.O. A importância da formação de professores para a inserção da Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino Fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: <http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51233>. Acesso em: 11 jan. 2023.

BARBIERI, J.C. Gestão ambiental empresarial. Saraiva Educação SA, 2017.

BARBOSA, G.; OLIVEIRA, C.T. Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 37, n. 1, p. 323-335, 2020.

BEZERRA, S.L. A integração da Educação Ambiental e o construtivismo no processo de desmistificação sobre as serpentes. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59515>. Acesso em: 2 mai. 2023.

BRANCO, E.P.; ROYER, M.R; GODOI BRANCO, A.B. A abordagem da Educação Ambiental nos PCNs, nas DCNs e na BNCC. Nuances: estudos sobre Educação, v. 29, n. 1, 2018.

BRASIL. Lei 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 de abril 1999. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9795.htm>. Acesso em: 1 set. 2022.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais. Ministério da Educação, Brasília, DF, 1988.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação, Brasília, DF, 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília, DF, 2017.

COELHO, D.E.P.; BÓGUS, C.M. Vivências em hortas escolares: a construção de uma estratégia pedagógica para alimentação adequada e saudável. Campo Abierto, v. 37, n. 1, p. 19-32, 2018.

CORDEIRO, Natália de Vasconcelos. Temas contemporâneos e transversais na BNCC: as contribuições da transdisciplinaridade. 2019. 119 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.. Disponível em: <https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2661>. Acesso em: 1 set. 2022.

COUTINHO, R. N.; DAMASCENO, A. C. S.; DAMASCENO, C.S. Fatores didáticos que interferem direto ou indireto no ensino aprendizagem da matemática do ensino fundamental. Revista Psicologia & Saberes, v. 8, n. 10, p. 153-169, 2019.

DIAS, A.A.S.; DIAS, M.A.O. Educação Ambiental. Revista de direitos difusos, v. 68, n. 2, p. 161-178, 2017.

EFFTING, T.R. Educação Ambiental nas Escolas Públicas: realidade e desafios. Monografia – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Oeste, v. 90, p. 76, 2007. Disponível em: - <https://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/index.php/estantes/educacao-ambiental/178-educacao-ambiental-nas-escolas-publicas-realidade-e-desafios>. Acesso em: 1 set. 2022.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia Estatística. Censo brasileiro de 2010. Rio de Janeiro, 2010).

LIBERALINO, Y.T; BEZERRA, N.S.R.F.; TORRES, C.M.G. Os temas transversais no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão integrativa da literatura. Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências-RIEC, v. 3, n. 1, p. 1075-1090, 2020.

LIMA SANTIAGO, M.T. et al. Educação Ambiental nas escolas de ensino fundamental do município de Jaguaruana (Ceará). Educação Ambiental (Brasil), v. 2, n. 1, 2021.

MARQUES, R.; RAIMUNDO, J.A.; XAVIER, C.R. Educação Ambiental: Retrocessos e contradições na Base Nacional Comum Curricular. Interfaces Da Educação, v. 10, n. 29, p. 445-467, 2019.

MAZZEI, A.C.P.; FLORIPES, T.M.F. A importância da Educação Ambiental no período operatório concreto para a sustentabilidade existencial. Psicologia: Um olhar do mundo real. 1 ed. Editora Científica digital, 2020.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BREU BRANCO. Projeto Político Pedagógico da escola E1, 2020.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BREU BRANCO. Projeto Político Pedagógico da escola E5, 2022.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BREU BRANCO. Projeto Político Pedagógico da escola E6, 2022

PREFEITURA MUNICIPAL DE BREU BRANCO. Projeto Político Pedagógico da escola E2, 2023.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BREU BRANCO. Projeto Político Pedagógico da escola E3, 2023.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BREU BRANCO. Projeto Político Pedagógico da escola E4, 2023.

REBOUÇAS, J.P.P.; LIMA, G.F.C.; SILVA, E. Desafios da Educação Ambiental crítica em escolas públicas de Mossoró (RN). Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 3, p. 59-78, 2021.

RODRIGUES, D.G.; SAHEB, D. A Educação Ambiental na educação infantil segundo os saberes de Morin. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, p. 573-588, 2018.

SCHWINGEL WAGNER, V.L. A participação da comunidade escolar. 2015. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/151560>. Acesso em: 8 mai. 2023.

SILVA, H.O. A importância da Educação Ambiental no âmbito escolar. Revista Interface (Porto Nacional), n. 12, p. 163-172, 2017.

SILVA, J.M.N.; NUNES, V.G.C. Formação continuada docente: uma análise a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (Resolução CNE-CP 2/2015). Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e353985150-e353985150, 2020.

SOUZA, M.S. As estratégias motivacionais usadas nas escolas cívico militares em manaus/amazonas para melhorar o desempenho escolar dos estudantes. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar, v. 3, n. 6, p. e361533-e361533, 2022.

TIMÓTEO, William; OLIVEIRA, Ilzver de Matos. A ausência de políticas públicas para a juventude como ofensa aos direitos humanos. Revista Brasileira de Políticas Públicas, Brasília, v. 11, n. 1. p.418-431, 2021.

VENTURA, K.S; SUQUISAQUI, A.B.V. Aplicação de ferramentas SWOT e 5W2H para análise de consórcios intermunicipais de resíduos sólidos urbanos. Ambiente construído, v. 20, p. 333-349, 2020.

WENCZENOVICZ, T.J.; ZAGONEL, J.M. Educação Ambiental no contexto escolar: Projetos ambientais de escolas públicas estaduais da 15ª CRE de Erechim/RS. Ambiente & Educação, v. 26, n. 1, p. 409-429, 2021.

ZAGO, V.C.P; BARROS, R.T.V. Gestão dos resíduos sólidos orgânicos urbanos no Brasil: do ordenamento jurídico à realidade. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 24, p. 219-228, 2019.

Downloads

Publicado

03-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Enayle Maria de Freitas; REGO, Augusto da Gama. Análise do planejamento da Educação Ambiental nas escolas de Breu Branco (PA) via matriz SWOT. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 3, p. 198–216, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19614. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19614. Acesso em: 13 dez. 2025.
Recebido 2024-10-15
Aprovado 2025-03-14
Publicado 2025-06-03