Mudanças climáticas e impactos das ações do homem: uma perspectiva de alunos do ensino médio em Escola Estadual de Natal (RN)

Autores

  • Danielle Domingos da Silva Marques Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Marcelo de Souza Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Álvaro Luis de Oliveira Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • André Luiz Lopes Toledo Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19582

Palavras-chave:

Mudanças Climáticas, Meio ambiente, ensino médio, educação ambiental

Resumo

O estudo teve como intuito avaliar a perspectiva de alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual localizada em Natal (RN), no que se refere aos impactos das ações do homem e sua relação com as mudanças climáticas. Desse modo, foi realizada uma palestra em alusão ao Dia da Natureza. Os alunos foram avaliados através de dois questionários, sendo um realizado por intermédio do Google Forms e o outro por meio da plataforma Kahoot!. Observou-se que um parcela considerável dos alunos que participaram dos questionários demonstraram comprometimento e conhecimento com as questões ambientais, reconhecendo o efeito nocivo de várias atividades antrópicas sobre o meio ambiente e suas formas de vida.

Biografia do Autor

  • Danielle Domingos da Silva Marques, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

    Bióloga, Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

  • Marcelo de Souza Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

    Engenheiro Mecânico, Doutor em Engenharia Mecânica, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

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Publicado

03-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mudanças climáticas e impactos das ações do homem: uma perspectiva de alunos do ensino médio em Escola Estadual de Natal (RN). (2025). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 20(3), 112-130. https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19582
Recibido 2024-10-07
Aprovado 2025-03-18
Publicado 2025-06-03