INFRAESTRUTURA VERDE EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Alesandra Rafael de Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Ana Carolina Aparecida dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • João Amadeus Pereira Alves Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Daniela Macedo de Lima Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19573

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Educação Infantil; Infraestrutura Verde

Resumo

Este artigo objetiva analisar a infraestrutura verde de quatro unidades de Educação Infantil localizadas em Curitiba/PR. Por meio de mapeamento geográfico através de sistema de geoprocessamento, intenta-se identificar  a existência de diferenças estruturais no que diz respeito ao espaço destinado às áreas verdes presentes nas primeiras unidades inauguradas na cidade, se comparadas às unidades educativas inauguradas recentemente. Essa pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e interpretativa, fundamentada na Dimensão Institucional, proposta por Vainer et al., (2012). Concluímos que  as políticas públicas de infra-estrutura na cidade de Curitiba, têm proporcionado mudanças sociais e ambientais, ampliando gradativamente os espaços verdes em suas instituições educativas.

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Publicado

18-09-2024

Como Citar

OLIVEIRA, Alesandra Rafael de; SANTOS, Ana Carolina Aparecida dos; ALVES, João Amadeus Pereira; LIMA, Daniela Macedo de. INFRAESTRUTURA VERDE EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 794–804, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19573. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19573. Acesso em: 13 dez. 2025.