A importância da Educação Ambiental nas escolas para gestão de resíduos sólidos e redução de riscos de desastres

Autores

  • Ana Paula Ribeiro de Hollanda Leite Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Hamilcar José Almeida Filgueira Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Allan Yu Iwama Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19555

Palavras-chave:

Educação ambiental, Gestão de resíduos sólidos, Prevenção de desastres, Sistema PEIR, Alagamentos e inundações

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar como a Educação Ambiental em escolas públicas e privadas pode desempenhar ações para a gestão de resíduos sólidos e a redução de risco de desastres por alagamento e inundação. Para identificar e relacionar os fatores que influenciam as situações de alagamentos e inundações no entorno do rio Cuiá, localizado no bairro Mangabeira II da cidade de João Pessoa (PB), foi aplicada a abordagem PEIR (Pressão – Estado – Impacto – Resposta), baseada em um sistema de indicadores para sustentabilidade. Para tanto, foi aplicada uma pesquisa semiestruturada em três escolas públicas e três privadas. Os resultados apontaram que a disposição inadequada de resíduos nas vias públicas associada com a falta de controle e fiscalização desses descartes potencializam situações de alagamento e inundação na área de estudo.

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Publicado

01-04-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LEITE, Ana Paula Ribeiro de Hollanda; FILGUEIRA, Hamilcar José Almeida; IWAMA, Allan Yu. A importância da Educação Ambiental nas escolas para gestão de resíduos sólidos e redução de riscos de desastres. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 2, p. 249–274, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19555. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19555. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2024-09-29
Aprovado 2025-01-27
Publicado 2025-04-01