Educação Ambiental a partir da Agenda 2030 em escolas públicas de Jacareí (SP): um relato de experiência

Autores

  • Fernanda Rivello Lazar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)
  • Patrícia Pereira Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19534

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Metodologia Ativa, Relato de Experiência, ODS

Resumo

A relação do homem com a natureza é uma construção histórica e social que foi se moldando ao longo dos tempos e, atualmente, em meio à atual crise social, cultural, econômica e ecológica, percebe-se cada vez mais a perda de valores, sentimentos e emoções. Com esse olhar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela Agenda 2030, promoveram a Educação para Desenvolvimento Sustentável (EDS), refletindo sobre uma profunda transformação no modo de pensar e agir. Sendo assim, o objetivo deste artigo foi relatar a experiência da criação e implementação de uma gincana socioambiental em 28 escolas da rede municipal de Jacareí (SP), cujo enfoque eram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com desafios replicáveis em diferentes realidades. Embora a Educação Ambiental seja um processo contínuo e cultural, e a gincana tenha sido uma ação pontual, não se pode afirmar que transformou indivíduos por completo. Todavia, pode ser uma via promissora para o ensino e aprendizagem das questões socioambientais.

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Publicado

03-06-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

Educação Ambiental a partir da Agenda 2030 em escolas públicas de Jacareí (SP): um relato de experiência. (2025). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 20(3), 1-13. https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19534
Recibido 2024-09-24
Aprovado 2025-02-27
Publicado 2025-06-03