Aplicação do jogo “Descartacerta” de Educação Ambiental em escolas de Ensino Fundamental de Campo Grande (MS)

Autores

  • Ermírio Barbosa Pereira Universidade Anhanguera - UNIDERP
  • Eduardo de Castro Ferreira Universidade Anhanguera - UNIDERP

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19522

Palavras-chave:

: Jogo de Tabuleiro; Educação Ambiental; Gamificação; Resíduos Sólidos Urbanos; Sustentabilidade.

Resumo

No contexto do aquecimento global e das mudanças climáticas, foi desenvolvido e aplicado, em três escolas de ensino fundamental, um jogo de tabuleiro com quatro sessões, abordando os temas: céus, terra, água e árvores. Denominado “Descartacerta”, o jogo foi aplicado em uma escola pública e duas particulares, com o objetivo de discutir as complicações relacionadas aos impactos ambientais decorrentes da obtenção e do uso dos recursos naturais. A pesquisa foi realizada com 81 alunos, de 8 a 14 anos, e foram avaliados os posicionamentos dos participantes sobre sustentabilidade, em questões como reciclagem, descarte de plásticos, lixo eletrônico, energias renováveis, desmatamento, pesca predatória, entre outros assuntos. Os dados comparativos obtidos por meio do questionário “A”, aplicado antes do jogo, e do questionário “B”, aplicado após o jogo, permitiram concluir que o jogo ampliou os conhecimentos e propôs novas condutas acerca dos problemas ambientais abordados.

Biografia do Autor

  • Ermírio Barbosa Pereira, Universidade Anhanguera - UNIDERP

    Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestrado Stricto Sensu na área de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Anhanguera Uniderp e doutorando na mesma área, desenvolvendo jogo educativo ambiental na plataforma de design Canva. É funcionário do Banco do Brasil, atualmente do segmento Corporate Bank. Pelo Banco, possui Certificação Profissional ANBIMA/FGV CPA20 e certificações internas de contabilidade, setor público, mercado financeiro, dentre outras. Foi funcionário concursado da Secretaria Municipal de Educação e nessa área, já atuou como professor do Ensino Médio, lecionando Matemática, Química e Biologia para a rede pública estadual e em escolas privadas. Por muitos anos, trabalhou na área de TI, em vários setores, desde técnico em manutenção e posteriormente nas áreas de hardwares e softwares de automação comercial e de empresas de contabilidade, atuando na implantação, no suporte e no treinamento a usuários. Nesse mercado, já foi gerente de empresas distribuidoras de sistemas, onde obteve treinamentos em diversas ferramentas da área de tecnologia, inclusive em softwares de design e de edição. A mais de 30 anos, atua em programas de voluntariado em comunidades carentes.

  • Eduardo de Castro Ferreira, Universidade Anhanguera - UNIDERP

    Desenvolvedor do jogo e pesquisador, possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Mestrado e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Anhanguera-Uniderp. É funcionário do Banco do Brasil, no segmento Corporate Bank e detém certificações profissionais pela ANBIMA/FGV CPA20 dentre outras do mercado financeiro e setor público. Foi funcionário concursado da Secretaria Municipal de Educação e professor de Matemática, Química e Biologia no Ensino Médio, em escolas públicas e particulares. Possui extensa carreira na área de TI, tendo atuado em manutenção, automação comercial e suporte técnico. Foi gerente de empresas distribuidoras de sistemas e recebeu treinamento em ferramentas de tecnológicas, incluindo softwares de design e edição. Há mais de 30 anos, atua em programas de voluntariado em comunidades carentes.

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Publicado

01-04-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

PEREIRA, Ermírio Barbosa; FERREIRA, Eduardo de Castro. Aplicação do jogo “Descartacerta” de Educação Ambiental em escolas de Ensino Fundamental de Campo Grande (MS). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 2, p. 295–318, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19522. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19522. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2024-09-20
Aprovado 2024-12-18
Publicado 2025-04-01