Políticas Municipais de Educação Ambiental na Amazônia: análise de Belém e Ananindeua (PA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19469

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Política ambiental, Amazônia, Belém, Ananindeua

Resumo

O estudo compara as Políticas Municipais de Educação Ambiental dos municípios de Belém e Ananindeua (PA), com base em cinco aspectos: ações, procedimentos, técnicas, mecanismos de participação popular e recursos financeiros. A pesquisa utiliza uma abordagem dedutiva, combinando métodos qualitativos para aprofundar o tema e quantitativos para análises comparativas. O levantamento das políticas se deu por meio de pesquisa documental e comparação sistematizada. Os resultados evidenciam lacunas ambientais, educacionais e sociais nas duas políticas. A conclusão destaca a urgência em aprimorar as Políticas Municipais de Educação Ambiental e maior integração entre sociedade, educação e meio ambiente.

Biografia do Autor

  • Marcos Vinícius Sousa Leal, Universidade do Estado do Pará

    Doutorando em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará (PPGCA/UEPA).

  • Ana Caroline David Ramos, Secretaria Municipal de Educação (SEMED/Belém-PA)

    Mestra em Ensino das Ciências Ambientais, Universidade Federal do Pará (PROFCIAMB/UFPA).

  • Marcos Vinicius Afonso Cabral, Universidade do Estado do Pará

    Mestrando em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará (PPGCA/UEPA).

  • Mairna Costa Dias, Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar do Estado do Pará (Fecaf)

    Mestrado em Educação no Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará (ICED/UFPA).

  • Mário Marcos Moreira da Conceição, Universidade do Estado do Pará

    Doutorando em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará (PPGCA/UEPA).

  • Raiane Ribeiro Cardoso, Universidade do Estado do Pará

    Doutoranda em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará (PPGCA/UEPA).

  • Altem Nascimento Pontes, Universidade do Estado do Pará

    Doutor em Ciências, na modalidade Física, pela Universidade Estadual de Campinas. Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UEPA). 

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Publicado

01-04-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LEAL, Marcos Vinícius Sousa; RAMOS, Ana Caroline David; CABRAL, Marcos Vinicius Afonso; DIAS, Mairna Costa; CONCEIÇÃO, Mário Marcos Moreira da; CARDOSO, Raiane Ribeiro; PONTES, Altem Nascimento. Políticas Municipais de Educação Ambiental na Amazônia: análise de Belém e Ananindeua (PA). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 2, p. 104–120, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19469. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19469. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2024-09-04
Aprovado 2024-12-03
Publicado 2025-04-01