O valor educativo da geodiversidade na interpretação do espaço urbano, Rio Claro (SP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19443

Palavras-chave:

Voçoroca da Mãe Preta, Geoconservação, Geoeducação

Resumo

A Educação Ambiental deve focar na análise integrada da paisagem e ecossistemas. Por isso, a geodiversidade tem sido incorporada também nas estratégias de ensino, consolidando a geoeducação. Essa prática demanda a valorização de espaços de interesse geológico (geossítios) educativos acessíveis a diversos públicos e níveis de ensino. Sendo assim, esta pesquisa visou elaborar propostas voltadas para a valorização do potencial educativo da Voçoroca da Mãe Preta, em Rio Claro (SP), integrando geodiversidade, geoeducação e interpretação ambiental. Foram propostos uma trilha e materiais geointerepretativos que, vinculados às estratégias de proteção, podem contribuir para a conservação da área e para a popularização das geociências.

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Publicado

01-04-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BAPTISTA, Maria Vitoria; PERINOTTO, José Alexandre de Jesus; ZAINE, José Eduardo; RUFFINO, Paulo Henrique Peira; MAGALHÃES, Kelly Cristina; NOGUEIRA, Isabela Zago; MAITA, Lígia Trommer de Campos Garcia. O valor educativo da geodiversidade na interpretação do espaço urbano, Rio Claro (SP). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 2, p. 33–47, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19443. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19443. Acesso em: 13 dez. 2025.
Recebido 2024-09-02
Aprovado 2024-12-03
Publicado 2025-04-01