Estudo sobre as abordagens da Educação Ambiental no ensino de Física: tendências de pesquisa, formação docente e aplicações didáticas

Autores

  • Kênia Resende Cardoso Universidade Federal do Espírito Santo
  • João Paulo Casaro Erthal Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19348

Palavras-chave:

Ensino de Física, Educação Ambiental, Transversalidade

Resumo

A presente pesquisa, de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico, teve como objetivo identificar e analisar os artigos publicados no Portal de Periódicos da CAPES sobre os temas Educação Ambiental e o Ensino de Física, produzidos no Brasil no período de 2013 a 2023. Para a análise dos dados foram criadas três unidades temáticas, nas quais foi possível identificar uma carência de informações dos professores de Física sobre o assunto, fato esse que dificulta a abordagem em sala de aula. Há espaço para abordar a Educação Ambiental de forma reflexiva e participativa no Ensino de Física, mas é importante que essa temática seja mais trabalhada nos cursos de formação de professores de Física.  

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Publicado

01-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CARDOSO, Kênia Resende; ERTHAL, João Paulo Casaro. Estudo sobre as abordagens da Educação Ambiental no ensino de Física: tendências de pesquisa, formação docente e aplicações didáticas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 9, p. 314–329, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19348. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19348. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-08-23
Aprovado 2024-09-14
Publicado 2024-12-01