Economia circular como ferramenta para Educação Ambiental no Ensino Básico

Autores

  • Katharyne Jéssica Barbosa de Carvalho UPE - Universidade de Pernambuco
  • Geyner Alves dos Santos Cruz Universidade de Pernambuco- UPE / Instituto de Ciências Biológicas https://orcid.org/0000-0001-5767-4944

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19332

Palavras-chave:

Educação socioambiental, Desenvolvimento Sustentável, Economia, Resíduos sólidos

Resumo

A integração da Economia Circular ao ensino de Educação Ambiental (EA) é pouco explorada, de forma que lacunas de conhecimento sobre esse tema ainda persistem. Com isso, o objetivo deste estudo foi identificar e analisar as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino da EA por meio da Economia Circular, a partir de uma revisão bibliográfica qualitativa descritiva no período de 2013-2023. Como resultados, foram registrados 4.132 estudos, sendo seis estudos considerados nesta pesquisa com os anos de 2019-2023 representando a maior porcentagem de publicações. Esta pesquisa destaca a necessidade de aproximar as relações entre a Economia Circular e EA de maneira prática, principalmente no Ensino básico.

Biografia do Autor

  • Katharyne Jéssica Barbosa de Carvalho, UPE - Universidade de Pernambuco

    Graduada em ciências biológicas (licenciatura) pela Universidade de Pernambuco (campus Petrolina), desenvolveu trabalhos com sinal filogenético de plantas da Caatinga e Mata Atlântica nordestina. Estudante do Curso de Especialização em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Pernambuco e Mestranda do PPGCTA- UPE com linha de pesquisa sobre a Influencia da perturbação antrópica e da altitude sob a diversidade taxonômica e filogenética de plantas herbáceas em brejos de altitude de Pernambuco.

  • Geyner Alves dos Santos Cruz, Universidade de Pernambuco- UPE / Instituto de Ciências Biológicas

    Resumo da biografia: Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas, Mestre em Genética e Doutor em Ciências Biológicas (Área de Biotecnologia) pela Universidade Federal de Pernambuco, com período sanduíche no Senckenberg Gesellschaft für Naturforschung, Goethe Universität (Frankfurt am Main, Alemanha) e Universität Kassel (Kassel, Alemanha). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE) e membro do Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) e do Comitê de Ética em Pesquisa da UPE. Tem experiência nas áreas de Genética Molecular, Citogenética e Genômica de grupos vegetais e animais com ênfase em Filogenia Molecular, Genética de Populações e Evolução, Caracterização e Evolução de DNA repetitivo e Evolução Cariotípica e Genômica.

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Publicado

01-02-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CARVALHO, Katharyne Jéssica Barbosa de; CRUZ, Geyner Alves dos Santos. Economia circular como ferramenta para Educação Ambiental no Ensino Básico. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 389–404, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19332. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19332. Acesso em: 14 dez. 2025.
Recebido 2024-08-20
Aprovado 2024-11-24
Publicado 2025-02-01