A Educação Ambiental nas aulas de língua portuguesa: uma proposta interdisciplinar no Ensino Fundamental séries finais

Autores

  • Jarliso da Silva Almeida Centro Universitário UNIPLAN - Unidade Itaituba / Prefeitura Municipal de Itaituba

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19284

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Educação Ambiental, Interdisciplinaridade no Ensino Fundamental.

Resumo

O presente estudo é oriundo da problemática percebida por estudos/pesquisas anteriores da monografia da graduação em letras, em que os professores de Língua Portuguesa não trabalham interdisciplinarmente a temática Educação Ambiental nas suas aulas, resultante de fatores, como: desconhecimento da legislação sobre Educação Ambiental e interdisciplinaridade contidas nos PCN, PNEA, DCNEA, BNCC e de estratégias de como explorar textos de ensino, pesquisa e extensão sobre a questão ambiental nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental séries finais. Objetiva-se apresentar uma proposta de leitura e escrita em Língua Portuguesa, do 6º ao 9º ano com textos da Educação Ambiental. Tendo como meta os seguintes objetivos específicos: revisar a literatura sobre a legislação e diretrizes da Educação Ambiental e o ensino de Língua Portuguesa e apresentar uma proposta de ensino interdisciplinar articulando a Língua Portuguesa e Educação Ambiental. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica e revisão de literatura de trabalhos que abordavam a temática: Educação Ambiental, ensino da Língua Portuguesa, etc., onde foram analisados os estudos entre 1998 e 2009, sobre EA no Brasil, a utilização de projetos interdisciplinares nas escolas buscando trazer melhorias e conscientização. Dessa forma, repensar práticas e indicar possibilidades para os professores trabalharem com EA em projetos coletivos nas aulas de Língua Portuguesa.

Referências

ALBANUS, Lívia Lucina Ferreira. Educação Ambiental In: ULBRA (org.). Ecopedagogia: educação e meio ambiente. 1ed. Curitiba: IBPEX, 2008.

ALVES, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro. Educação Ambiental nas aulas de Língua Portuguesa: gêneros textuais em uma abordagem interdisciplinar. Tese (Doutorado) Universidade de Brasília, Faculdade de Educação. Brasília, DF, 2013. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15107. Acesso em: 08 mar. 2021.

BARROS, Maria de Lourdes Teixeira. Educação Ambiental no cotidiano da sala de aula: um percurso pelos anos iniciais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 2009.

CASCINO, Fábio. A Educação Ambiental: princípios, história e formação de professores. 4ª ed. SENAC, São Paulo, 1999.

CURRIE, Karen L. Meio Ambiente: interdisciplinaridade na prática. Campinas, SP: Papirus, 1998. (Coleção Papirus Educação).

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da Pesquisa Científica. Fortaleza: UEC, 2002.

GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental da educação. 7ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2005. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

MATTA, Sozângela Schemim da. Português: linguagem e interação. Curitiba: Bolsa Nacional do Livro Ltda. 2009.

MENDONÇA, Rita. O educador ambiental ensina por suas atitudes. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/861/rita-mendonca-oeducadorambientalensina-por-suas-atitudes. Acesso em: 08 mar. 2021.

PENTEADO, Heloísa Dupas. Meio Ambiente e Formação de Professores. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2010. (Coleção questões da nossa época; v. 13).

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Cientifico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SELBACH, Simone. Língua portuguesa e didática. Ed. Vozes. Petrópolis – Rio de Janeiro, 2010.

SIMÕES, Luciene Juliano. Leitura e autoria: planejamento em Língua Portuguesa e Literatura. Erechim: Edelbra, 2012.

Downloads

Publicado

01-04-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ALMEIDA, Jarliso da Silva. A Educação Ambiental nas aulas de língua portuguesa: uma proposta interdisciplinar no Ensino Fundamental séries finais: . Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 2, p. 489–507, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19284. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19284. Acesso em: 12 jul. 2025.
Recibido 2024-08-10
Aprovado 2024-12-03
Publicado 2025-04-01