Promoção da Educação Ambiental em rede de colaboração no município de Poço Fundo (MG)

Autores

  • Lídia Caroline Avelino Universidade Professor Edson Antônio Velano – UNIFENAS
  • Adriano Bortolotti da Silva Universidade Professor Edson Antônio Velano – UNIFENAS
  • Ligiane Aparecida Florentino Universidade Professor Edson Antônio Velano – UNIFENAS

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19251

Palavras-chave:

educação ambiental, trabalho em rede, Transversalização

Resumo

Objetivou-se avaliar a eficácia do trabalho em rede entre o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), as escolas e a comunidade na promoção da Educação Ambiental (EA) de forma transversal. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, dividida em duas etapas complementares: a primeira consistiu em uma revisão bibliográfica e documental sobre a história da EA no Brasil e seus marcos legais no contexto escolar. A segunda foi um estudo de caso, por meio de entrevistas, com professores, gestores escolares, profissionais do CRAS e membros da comunidade. Conclui-se que existem desafios significativos no que tange a EA, sendo a colaboração em rede uma estratégia eficaz para a conscientização dos alunos e da comunidade.

Referências

ANGELO, C. Aquecimento pode ultrapassar 1,5oC nos próximos 5 anos. OC | Observatório do Clima - Site oficial do Observatório do clima, Observatório do clima, 17 mai. 2023. Disponível em: <https://www.oc.eco.br/aquecimento-pode-ultrapassar-15oc-nos-proximos-5-anos/>. Acesso em: 15 jun. 2023

BOURDIEU, P. A miséria do mundo. 7. Ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília: 27 de abr. de 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795.htm>. Acesso em: 02 jun. 2023.

BRASIL. Política Nacional de Assistência Social PNAS/ 2004. Norma

Operacional Básica NOB/SUAS. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Brasília: SUAS, 2005.

BRASIL. Resolução n. 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10988-rcp002-12-pdf&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 02 jun. 202

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Orientações Técnicas sobre o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF: Trabalho Social com Famílias. Brasília, DF: MDS, 2012. Disponível em: <https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/Orientacoes_PAIF_2.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Temas contemporâneos transversais na bncc. MEC, 2019. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2023.

CAREGNATO, R.C.A.; MUTTI, R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto Contexto Enferm., Florianópolis, p. 679-684, out/dez. 2006.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

CONEP. Ministério da Saúde. Orientações para procedimentos em pesquisas com qualquer etapa em ambiente virtual, 2021. Disponível em: <https://conselho.saude.gov.br/images/Oficio_Circular_2_24fev2021.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2024.

CUBA, M. Educação Ambiental nas escolas. ECCOM, São Paulo, v. 1, n. 2, p.

-31, 2010.

DIMAS, M.S.; NOVAES, A.M.P.; AVELAR, K.E.S. O ensino da Educação Ambiental: Desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v.16, n.2, p. 501-512, 2021.

DUARTE, R. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 139-154, 2022.

FERREIRA, L.C.; MARTINS, L.C.G.F.; PEREIRA, S.C.M.; RAGGI, D.G.; SILVA, J.G.F. Educação Ambiental e sustentabilidade na prática escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 201-214, 2019.

FREIRE. P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1994.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Rev. De Administração de Empresas, São Paulo,v. 35, n. 2, p.57-63, mar/abr. 1995.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Poço Fundo - MG. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/mg/poco-fundo.html>. Acesso em: 1 jul. 2024.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

OLIVEIRA, C. L. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3122>. Acesso em: 20 jul. 2023.

ONU. Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nova York: ONU, 2015. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/>. Acesso em:18 jul. 2024.

TILBURY, D. Whole-school approach to sustainability in schools: A review. European Comission, p. 4-28, 2022. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/372365963_Whole-school approach_to_sustainability_in_schools_A_review>. Acesso em: 22 jul. 2024.

Downloads

Publicado

01-02-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVELINO, Lídia Caroline; SILVA, Adriano Bortolotti da; FLORENTINO, Ligiane Aparecida. Promoção da Educação Ambiental em rede de colaboração no município de Poço Fundo (MG). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 515–538, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19251. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19251. Acesso em: 14 dez. 2025.
Recebido 2024-07-31
Aprovado 2024-12-03
Publicado 2025-02-01