A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TERREIROS DE CANDOMBLÉ

Autores

  • Flavia Torres Presti IFPR
  • Daniele Kloche Miter Breganholi

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19222

Palavras-chave:

Conservação ambiental, Educação crítica, Educação não formal

Resumo

Atualmente vivemos uma crise ambiental e é urgente aplicarmos uma educação ambiental permanente, em espaços formais e não formais de ensino, como os espaços religiosos. Para isso, exploramos escritas científicas sobre a relação entre a educação ambiental e o candomblé. Pudemos verificar que os espaços de prática de candomblé são uma fonte bastante promissora para a educação ambiental, uma vez que o amor e cuidado com a natureza são intrínsecos ao culto. Então, aliando conhecimento científico aos conhecimentos tradicionais e milenares das práticas do candomblé é possível a geração de grandes frutos em direção à preservação ao meio ambiente, e na busca de uma sociedade mais justa e menos desigual.

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Publicado

18-09-2024

Como Citar

TORRES PRESTI, Flavia; KLOCHE MITER BREGANHOLI, Daniele. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TERREIROS DE CANDOMBLÉ. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 693–703, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19222. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19222. Acesso em: 13 dez. 2025.