Educação Ambiental na manutenção dos serviços ecossistêmicos nas Cascatas de Namaacha – Província de Maputo

Autores

  • Regina Ruth Armindo Tomo Universidade Eduardo Mondlane
  • Adélia Luís Tivane Universidade Eduardo Mondlane

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19208

Palavras-chave:

Cascatas, Educação Ambiental, Manutenção, Serviços Ecossistêmicos

Resumo

O estudo analisa o contributo da Educação Ambiental (EA) para a manutenção dos serviços ecossistêmicos (SE) nas cascatas de Namaacha a partir de uma abordagem qualitativa que incluiu entrevistas semiestruturadas e observação. A amostra foi de 45 moradores e utentes das cascatas de Namaacha selecionados com base na amostragem não probabilística por conveniência. Os dados coletados foram analisados e revelam que mesmo havendo esforços para a manutenção das cascatas¸ ainda há necessidade de inclusão de conhecimentos e boas práticas ambientais. Assim, a EA tem sim um papel importante na manutenção dos SE do local¸ visto que pode auxiliar na disseminação de conhecimentos, valores e desenvolvimento de ações para a mudança de atitudes face à destruição dos SE nas cascatas da Namaacha.

Referências

ANDRADE¸ D.C.; ROMEIRO¸ A.R. Capital natural¸ serviços ecossistêmicos e sistema económico: rumo a uma “economia dos sistemas. Texto para discussão. IE/UNICAMP. 2009.

BARDIN¸ L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70.2006.

CAVALHEIRO, L.W. Riachos degradados: abordagem do problema na escola por meio da Educação Ambiental. Santa Maria: Brasil. 2011.

CASTRO¸ L. P.; Júnior¸ M. V. C; GIMENES¸ A. F. B.; BORGES¸ F. C. A contribuição do programa mais educação para a disseminação da Educação Ambiental nas instituições de ensino. Revista Brasileira de Educação Ambiental. São Paulo, v. 12, n.1, 2017.

CRUZ¸ M.H.F.P. A televisão e o rádio como instrumentos de Educação Ambiental no ensino fundamental. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Alagoas. Brasil. 2009.

DIAS¸ G.F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo. Brasil. 2004.

FAVARO¸ A.K. Pagamento por serviços ambientais: uma contribuição para a saúde ambiental no contexto das mudanças climáticas- Estudo de caso: Rio Grande da Serra (Dissertação de mestrado). Universidade de São Paulo. Brasil. 2012.

FERNANDES¸ M.G. Educação Ambiental Como Meio Para O Desenvolvimento Local. (Dissertação de Mestrado). Instituto Politécnico de Bragança. Portugal. 2015.

INE: Instituto Nacional de Estatistica. Anuário estatístico 2020- Maputo Província. Maputo. 2020

KRZYSCZAK, F.R. As diferentes concepções de meio ambiente e suas visões. Revista de Educação do IDEAU. 2016

MEDEIROS¸ A.B.; MENDONÇA¸ M.J.S.L.; SOUSA¸ .L.; OLIVEIRA¸ I.P. A importância da Educação Ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade montes Belos, v.4, n.1., 2011.

MICOA. Manual do Educação Ambiental. Maputo. 2009.

MUCHANGOS¸ A. Educação Ambiental: fundamentos e estratégias. Maputo. 2007

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - OMS. Ecossystems and Human Well-being: Health Synthesis.2005.

POLLI¸ A.; SIGNORINI¸ T. A inserção da Educação Ambiental na prática pedagógica. Ambiente & Educação¸ v.17, n.2¸ pp.93-101, 2012.

RICHARDSON¸ R.J. Pesquisa social: métodos e técnicas. Atlas. Brasil- São Paulo. 1999

SILVA¸ D.A.O. Valoração dos serviços ecossistêmicos na sub- bacia do rio jacaré. Sergipe. Brasil. 2018.

SIMÕES, N. A; RIGOTTO, S. M.; SIQUEIRA JUNIOR, R. A.; BOTEZELLI, L. Educação Ambiental e Conservação de Espécies no Parque Nacional do Itatiaia. Revista Brasileira de Educação Ambiental. São Paulo, v.18, n.5, pp.55-169, 2023.

World Wide Fund for Nature-WWF. Planeta vivo. Relatório de 2014. Maputo. 2014.

Downloads

Publicado

21-08-2024

Como Citar

TOMO, Regina Ruth Armindo; TIVANE, Adélia Luís. Educação Ambiental na manutenção dos serviços ecossistêmicos nas Cascatas de Namaacha – Província de Maputo. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 6, p. 94–105, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19208. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19208. Acesso em: 13 dez. 2025.