O DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO E A CARTOGRAFIA SOCIAL NA IDENTIFICAÇÃO DE EMERGÊNCIAS CLIMÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19192

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Mudanças Climáticas, Problemas Ambientais

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar a percepção de estudantes da educação básica sobre problemas socioambientais locais relacionados à emergência climática. Se caracteriza como pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. A pesquisa foi realizada com 24 alunos de uma escola pública localizada no sudoeste do Paraná. Para a constituição dos dados, foi utilizado o mapeamento participativo dos problemas ambientais por meio da cartografia social. A análise foi realizada de forma interpretativa. Os resultados evidenciaram que os alunos demonstram habilidade em compreender, reconhecer e detalhar os problemas na sua região e conseguem associá-los às mudanças climáticas.

Referências

ARRAES, Ronaldo; MARIANO, Francisca Zilania; SIMONASSI, Andrei Gomes. Causas do desmatamento no Brasil e seu ordenamento no contexto mundial. Revista de Economia e Sociologia Rural. v. 50, p. 119-140, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/resr/a/pYBBTKchmnRTsYjMCqDtjxJ/?lang=pt. Acesso em: 11 jun. 2024.

BATTEMARCO, Bruna Peres; MIGUEZ, Marcelo Gomes; SOUSA, Matheus Martins de; MAGALHÃES, Paulo Canedo de. Urbanização sem controle x mudanças climáticas. Associação Brasileira de Recursos Hídricos: XXII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, Florianópolis, p. 1-8, 2017. Disponível em: https://anais.abrhidro.org.br/job.php?Job=2163. Acesso em: 12 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Convenção sobre Mudança do Clima (tradução). 1992. Disponível em: http://www.scribd.com/full/7917646?access_key=key-29kv1gf8etkj3kyrute7. Acesso em: 29 mai. 2024.

CARNEIRO, Angélica Rios; LEAL, Débora Araújo. Meio Ambiente, Sustentabilidade no espaço escolar: saberes dos estudantes e o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto dos resíduos sólidos. Conjecturas, v. 22, n. 3, p. 1008-1016, 5 jul. 2022. União Atlântica de Pesquisadores. Disponível em: http://dx.doi.org/10.53660/conj-1112-q03. Acesso em: 11 jun. 2024.

CRESWELL, John. W.; POTH, Cheryl N. Qualitative inquiry and research design: choosing among five approaches. 4. ed. Sage Publications, 2016.

COSTA, Natane Oliveira da; GORAYEB, Adryane; PAULINO, Paulo Ricardo Oliveira; SALES, Licia Benicio; SILVA, Edson Vicente da. Cartografia social uma ferramenta para a construção do conhecimento territorial: Reflexões teóricas acerca das possibilidades de desenvolvimento do mapeamento participativo em pesquisas qualitativas. Acta Geográfica, p. 73-86, 6 set. 2016. Universidade Federal de Roraima. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v10iee.3820. Acesso em: 24 mai. 2024.

FERRAZ, Caio Mário Leal; VALADÃO, Roberto Célio; PINTO, Daniel Brasil Ferreira; ALMEIDA, Rafael Alvarenga. Inundações e alagamentos em Teófilo Otoni, Minas Gerais, Brasil, segundo indicadores geomorfológicos. Revista Brasileira de Geomorfologia, v. 23, n. 4, p. 1893-1910, 1 out. 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20502/rbg.v23i4.2152. Acesso em: 11 jun. 2024.

GOMES, Marquiana de F. Vilas Boas. Cartografia social e Geografia Escolar: aproximações e possibilidades. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 7, n. 13, p. 97-110, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i13.488. Acesso em: 06 jun. 2024.

GUIMARÃES, Mauro. Por uma educação ambiental crítica na sociedade atual. Revista Margens Interdisciplinares, v. 7, n. 9, p. 11-22, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v7i9.2767. Acesso em: 04 jun. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades e estados: Cruzeiro do Iguaçu. 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/cruzeiro-do-iguacu/panorama. Acesso em: 3 jun. 2024.

PAINEL INTERGOVERNAMENTAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS (IPCC). Relatório Síntese: mudanças climáticas 2023. Contribuição dos Grupos de Trabalho I, II e III para o Sexto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas [Equipe Central de Redação, H. Lee e J. Romero (eds.)]. IPCC, Genebra, Suíça, p. 35-115, 2023. Disponível em: 10.59327/IPCC/AR6-9789291691647. Acesso em: 24 mai. 2024.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Manifesto por uma Educação Ambiental Indisciplinada. Ensino, Saúde e Ambiente, p. 44-88, 2020a. Disponível em: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40204. Acesso em: 04 jun. 2024.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Manifesto por uma Educação Ambiental Indisciplinada. Ensino, Saúde e Ambiente, p. 44-88, 2020b. Disponível em: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40204. Acesso em: 04 jun. 2024.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Pandemias, colapso climático, antiecologismo: educação ambiental entre as emergências de um ecocídio apocalíptico. Revista Brasileira de Educação Ambiental (Revbea), v. 15, n. 4, p. 1-30, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10861. Acesso em: 04 jun. 2024.

LIMA, Marcos Vinícius da Costa; COSTA, Solange Maria Gayoso da. Cartografia social das crianças e adolescentes ribeirinhas/quilombolas da Amazônia. Geografares, p. 76-113, 28 jun. 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7147/geo12.3189. Acesso em: 24 mai. 2024.

MALANSKI, Lawrence Mayer. Geografia humanista: percepção e representação espacial. Revista Geográfica de América Central, v. 1, n. 52, p. 29-50, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=451744543002. Acesso em: 12 jun. 2024.

MIGUEL, Jean Carlos Hochsprung. A “meada” do negacionismo climático e o impedimento da governamentalização ambiental no Brasil. Sociedade e Estado, v. 37, n. 1, p. 293-315, abr. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202237010013. Acesso em: 24 mai. 2024.

MOHEBALIAN, Phillip M.; LOPEZ, Lucas N.; TISCHNER, Angela Bárbara; AGUILAR, Francisco X. Deforestation in South America 's tri-national Paraná Atlantic Forest: Trends and associational factors. Forest Policy and Economics, v. 137, e102697, 2022. https://doi.org/10.1016/j.forpol.2022.102697. Acesso em: 12 jun. 2024.

NUNES, Elizon Dias; ROSA, Lucas Espíndola. Compaction and waterproofing of the soil in the urban fluvial channels. Mercator, v. 19, n. 2020, p. 1-16, 15 dez. 2020. Mercator - Revista de Geografia da UFC. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4215/rm2020.e19023. Acesso em: 12 jun. 2024.

OBARA, Ana Tiyomi; AFFONSO, Ana Lúcia Suriani; KOVALSKI, Mara Luciane; POLETTO, Rodrigo de Souza. Pesquisa-ação crítico-colaborativa com ênfase na Educação ambiental e Mudanças Climáticas. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 40, n. 3, p. 13-35, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15814. Acesso em: 06 jun. 2024.

PEDROSA, Rebekah Farias Cardoso de Britto; TAMAIO, Irineu. A Educação Ambiental frente ao desafio da crise climática, na visão de um material pedagógico da Unesco: reprodutivista ou transformadora?. Revista Brasileira de Educação Ambiental (Revbea), v. 17, n. 6, p. 227-246, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.14325. Acesso em: 06 jun. 2024.

PALOMO, Ignacio. Climate Change Impacts on Ecosystem Services in High Mountain Areas: a literature review. Mountain Research And Development, v. 37, n. 2, p. 179-187, maio 2017. International Mountain Society (IMS) and United Nations University. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1659/mrd-journal-d-16-00110.1. Acesso em: 06 jun. 2024.

PENA-VEGA, Alfredo; CHOEN, Marianne; FLORES, Luis Manuel; TREUT, Hervé Le; LAGOS, Marcelo; CASTILLA, Juan Carlos; CAXIOLA, Aurora; MARQUET, Pablo. Young People Are Changing Their Socio-Ecological Reality to Face Climate Change: contrasting transformative youth commitment with division and inertia of governments. Sustainability, v. 14, n. 22, e15116, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3390/su142215116. Acesso em: 06 jun. 2024.

PENA-VEGA, Alfredo. Os sete saberes necessários à Educação sobre as Mudanças Climáticas. São Paulo, Cortez Editora, 2023.

REIGOTA, M. Desafios à educação ambiental escolar. In: JACOBI, P. et al. (orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, 1998, p. 43-50.

RICHART, Alfredo; FILHO, João Tavares; BRITO, Osmar Rodrigues; LLANILLO, Rafael Fuentes; FERREIRA, Rogério. Compactação do solo: causas e efeitos. Semina: Ciências Agrárias, v. 26, n. 3, p. 321, 30 jun. 2005. Universidade Estadual de Londrina. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0359.2005v26n3p321. Acesso em: 11 jun. 2024.

RICHTER, Denis; FARIA, Gislaine Garcia de. Conhecimento geográfico e cartografia: produção e análise de mapas mentais. Ateliê Geográfico, v. 5, n. 1, p. 250-268, 6 abr. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.5216/ag.v5i1.13834. Acesso em: 12 jun. 2024.

REID, Alan. Key questions about climate change education and research: essences and fragrances. Environmental Education Research, v. 25, n. 6, p. 972-976, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13504622.2019.1662078. Acesso em: 12 jun. 2024.

SANTOS, Dorival dos. Cartografia social: o estudo da cartografia social como perspectiva contemporânea da geografia. Interespaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 2, n. 6, p. 273-293, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.18764/2446-6549/interespaco.v2n6p273-293. Acesso em: 04 jun. 2024.

SOUTO, Raquel Dezidério; MENEZES, Paulo Márcio Leal de; FERNANDES, Manoel do Couto. Mapeamento participativo e cartografia social: Aspectos conceituais e trajetórias de pesquisa. Rio de Janeiro: Instituto Virtual Para o Desenvolvimento Sustentável, 2021.

SOUZA, Amaury de; SANTOS, Débora Aparecida da Silva; CALDIN, Lariane Priscila Gonçalves. Poluição atmosférica urbana a partir de dados de Aerossóis Modis: efeito dos parâmetros meteorológicos. Boletim Goiano de Geografia, v. 37, n. 3, p. 466, 19 dez. 2017. Universidade Federal de Goiás. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/bgg.v37i3.50766. Acesso em: 12 jun. 2024.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes de valores do meio ambiente. São Paulo: USP- Universidade de São Paulo, 1980. Tradução: Lívia de Oliveira.

TUMELERO, Naína. Pesquisa exploratória: conceito, características e aplicação em 4 passos. 2019. Disponível em: https://blog.mettzer.com/pesquisa-exploratoria/. Acesso em: 08 jun. 2024.

WASKOW, David; GERHOLDT, Rhys. Mudanças Climáticas: veja 5 grandes resultados do relatório do IPCC. 2021. Disponível em: https://www.wribrasil.org.br/noticias/mudancas-climaticas-alarmantes-veja-5-gra ndes-resultados-do-relatorio-do-ipcc. Acesso em: 20 mai. 2024.

Downloads

Publicado

18-09-2024

Como Citar

ALVES MOREIRA BORDIGNON, Lucilene; RODRIGUES, Karlen; KOVALSKI, Mara Luciane; APARECIDA DE OLIVEIRA SEREIA , Diesse; FERDNANDO INOCÊNCIO , Adalberto. O DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO E A CARTOGRAFIA SOCIAL NA IDENTIFICAÇÃO DE EMERGÊNCIAS CLIMÁTICAS. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 730–743, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19192. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19192. Acesso em: 13 dez. 2025.