CRIANÇAS COM A NATUREZA: EXPERIÊNCIAS NA “CIRANDA DAS HORTALIÇAS DE OUTONO”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19172

Palavras-chave:

Atividades ao ar livre; Horticultura; Reconexão com a natureza.

Resumo

Este relato de experiência aborda a desconexão humana com a natureza e os benefícios da reconexão através de atividades ao ar livre, destacando a "Ciranda das Hortaliças de Outono" (2024), uma proposta de extensão da “Sala Verde Sibipiruna: extensão, pesquisa e educação ambiental” da Universidade Estadual de Londrina. Através de atividades de Metodologias Ativas na perspectiva da Ambientalização, como semeadura, plantio e experiências sensoriais - as Cirandas, 12 crianças, entre seis e dez anos de idade, foram incentivadas a explorar e valorizar o meio natural, utilizando sementes e mudas de hortaliças orgânicas. Ao longo das atividades, foi possível vivenciar a importância das plantas em um espaço promissor de horticultura.

Biografia do Autor

  • Patrícia de Oliveira Rosa da Silva, Universidade Estadual de Londrina
    Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Geral
  • Mateus Guimarães Martinez, Universidade Estadual de Londrina

    Estudante do Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura).

  • Murilo Pena Gonçalves, Universidade Estadual de Londrina

    Estudante do Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura).

  • Maria Eduarda Nunes, Universidade Estadual de Londrina

    Estudante do Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura).

  • Stephany Uchima, Universidade Estadual de Londrina

    Estudante do Curso de Biotecnologia.

  • Elverson Vieira, Universidade Estadual de Londrina

    Estudante do Curso de Medicina

Referências

BEZELJAK, Petra; TORKAR, Gregor; MÖLLER, Andrea. Understanding Austrian middle school students’ connectedness with nature, The Journal of Environmental Education, v. 54, n. 3, p. 181-198, mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/00958964.2023.2188577. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00958964.2023.2188577. Acesso em: 10 jan. 2024.

CARDOSO, Aline Aparecida Silva; MELO, Jonathan Viena de; ARAUJO, Arthur; SANTOS, Ludmila Lorraine Pereira dos; ROCHA, Rebeca Fernandes Teixeira da; BOGEA, Tami Helena Pestana. Projeto de horta orgânica para uma unidade escolar da rede pública de ensino do município do Rio de Janeiro, RJ. Revista Presença, [S.l.], v. 3, n. 8, p. 25-36, maio-jul. 2017. ISSN 2447-1534. Disponível em: https://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/106 . Acesso em: 07 fev. 2024.

CARDOSO, Fausto Rodrigues; PEREIRA, Antônio Augusto Alves. A trajetória do projeto de extensão Horta Orgânica do CCA: reciprocidade e contribuições para o desenvolvimento urbano sustentável. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Agrárias. Curso de Agronomia. 2018. Florianópolis, SC. Disponível em: TCC Fausto Rodrigues Cardoso versão final.pdf (ufsc.br). Acesso em: 23 abr. 2024.

COSTA, Paula Gabriela; RIVA, Poliana Barbosa da; OBARA, Ana Tyiomi. Ambientalização curricular em Instituições de Ensino Superior. Ambiens, [S. l.], v. 2, n. 4, jul-dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22395/ambiens.v2n4a1. Disponível em: https://revistas.udca.edu.co/index.php/ambiens/article/view/1401/1993. Acesso em: 23 abr. 2024.

DAMIANO, Marcelo; ICHIBA, Rafaela Bruno; REZENDE, Maria Olímpia de Oliveira. Horta escolar como proposta de metodologia ativa na Educação Ambiental: um relato de experiência em uma escola estadual de São Carlos (São Paulo). Educação Ambiental (Brasil), v. 1, n. 3, p. 43-52, 2020. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/d198fcda-14ee-491e- 86d755907aedf087/P18981.pdf . Acesso em: 07 fev. 2024.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12: Consumo e Produção Responsáveis. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods12.html#coll_12_8 . Acesso em: 31 mar. 2024.

KRENAK, Ailton Alves Lacerda. Sergio Chon (Org.). Rio de Janeiro: Azougue, 2015. 264 p. (Coleção Encontros).

MENDOZA, José Luis Zuniga [Antarki Qori Kuntur]. Pachamama sin fronteras: cerimônia Yanantin. Maringá (PR), 2024.

SERPA, Paulo Roberto; ORSI, Raquel Fabiane Mafra; GUERRA, Antonio Fernando Silveira. O percurso metodológico e reflexões sobre o processo de ambientalização curricular em uma instituição comunitária de educação superior. In: Simpósio Integrado de Pesquisa, 14., 2016, Itajaí. In: Anais [...]. Itajaí: Ed. da UNIVALI, 2016. p. 367-379. Disponível em: https://www.univille.edu.br/account/mestradoedu/VirtualDisk.html/downloadDirect/1231913/Anais_XIV_SimposioIntegradodePesquisaeEducacao_2016.pdf. Acesso em: 07 abr. 2024.

Downloads

Publicado

18-09-2024

Como Citar

SILVA, Patrícia de Oliveira Rosa da; GUIMARÃES MARTINEZ, Mateus; PENA GONÇALVES, Murilo; NUNES, Maria Eduarda; UCHIMA, Stephany; VIEIRA, Elverson. CRIANÇAS COM A NATUREZA: EXPERIÊNCIAS NA “CIRANDA DAS HORTALIÇAS DE OUTONO”. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 545–558, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19172. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19172. Acesso em: 13 dez. 2025.