A IMPORTÂNCIA DA INFRAESTRUTURA VERDE NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Alesandra Rafael de Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Ana Carolina Aparecida dos Santos Universidade Tecnológica Federaldo Paraná
  • João Amadeus Pereira Alves Universidade Tecnológica Federaldo Paraná
  • Daniela Macedo de Lima Universidade Tecnológica Federaldo Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19160

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Macrotendências; Percepção Docente.

Resumo

Este artigo objetiva investigar as Macrotendências da Educação Ambiental na percepção de alguns docentes sobre infraestrutura verde nos Centros Municipais de Educação Infantil. Esta se constitui de parques, reservas naturais, quintais e jardins, praças, ruas arborizadas. O corpus de análise se constitui de um questionário direcionado a 12 docentes. Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo levantamento de dados, com emprego de análise descritiva. Majoritariamente evidenciam-se as Macrotendências Conservadora e Pragmática da Educação Ambiental, sendo identificados indícios da Macrotendência Crítica em menor proporção. Foi unânime a opinião docente sobre a importância das áreas verdes nas instituições de Educação Infantil.

Biografia do Autor

  • Ana Carolina Aparecida dos Santos, Universidade Tecnológica Federaldo Paraná

       

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Publicado

18-09-2024

Como Citar

OLIVEIRA, Alesandra Rafael de; SANTOS, Ana Carolina Aparecida dos; ALVES, João Amadeus Pereira; LIMA, Daniela Macedo de. A IMPORTÂNCIA DA INFRAESTRUTURA VERDE NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 509–520, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19160. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19160. Acesso em: 13 dez. 2025.